Cientistas produzem substância que bronzeia e previne cancro da pele

Um grupo de cientistas de Boston, nos EUA, descobriu uma substância capaz de penetrar na pele e bronzear sem a necessidade de exposição aos raios ultravioleta do Sol, reduzindo o risco de desenvolver um cancro de pele.

Os cremes autobronzeadores atuais têm apenas o objetivo de colorir a camada superficial da pele, mas a nova molécula estimula as células que produzem os pigmentos, ou seja, engana a pele fazendo-a produzir uma forma castanha do pigmento melanina.

Segundo o estudo publicado nesta terça-feira na revista científica americana “Cell Reports”, a substância provou a sua eficácia em amostras de pele e em cobaias, mas ainda terá de ser submetida a testes pré-clínicos para saber se é segura para os humanos.

A substância, aplicada como um creme, permitiu bronzear a epiderme de camundongos de pelo vermelho que, tal como os humanos, podem desenvolver cancro de pele devido à exposição aos raios ultravioleta.

Esta investigação foi desenvolvida através de um estudo publicado em 2006 na revista científica Nature que mostrou que outra substância, a forscolina, produzida por uma planta da Índia, pode induzir o bronzeado na pele de ratos sem exposição aos raios ultravioleta

No entanto, os cientistas logo descobriram que a forscolina não pode penetrar na pele humana, que não está protegida por uma camada de pelo espessa e desenvolveu proteções contra o frio, o calor e as radiações ultravioleta, entre outros.

“A pele humana é uma barreira formidável, difícil de penetrar. Dez anos depois, encontrámos uma solução. É uma classe diferente de compostos, que agem sobre uma enzima diferente que converge no mesmo caminho e que leva à pigmentação“, disse o autor principal do estudo, David Fisher.

“A importância deste novo estudo reside numa nova estratégia de proteção da pele e de prevenção do cancro de pele. A pele é o maior órgão do nosso corpo e pode ser afetado pelo cancro, na maioria dos casos por uma exposição aos raios ultravioleta”, destacou Fisher.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …

"Agiu de forma premeditada". Mãe que deixou bebé no lixo vai continuar presa

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus para a libertação da jovem de 22 anos que terá deixado o seu filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa. A …

Mau tempo nas próximas 48h. Proteção Civil alerta para cheias e quedas de árvores

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas, cheias rápidas e queda de árvores, devido ao mau tempo nas próximas 48 horas …

Bolsonaro terá recusado descendente de D. Pedro para vice por desconfiar que ele era gay

O deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança, conhecido por "príncipe" por ser descendente de D. Pedro, herdeiro da família imperial do Brasil, não é vice-presidente de Jair Bolsonaro por causa da sua sexualidade. Esta é …