Cientistas criam anticorpo que pode impedir aumento de peso na menopausa

Marcelo Camargo / ABr

-

Um grupo internacional de cientistas dos EUA, Holanda, China e Reino Unido, conseguiu selecionar um anticorpo que aumenta a massa óssea e reduz a gordura corporal de cobaias na menopausa.

Segundo os especialistas, após a menopausa há uma alteração significativa dos níveis da hormona que regula o desenvolvimento, o crescimento e os processos reprodutivos do corpo humano: hormona folículo-estimulante (FSH).

Essas mudanças hormonais fazem com que o metabolismo das mulheres fique mais lento, tornando mais difícil a manutenção da massa muscular e provocando um aumento de peso. Nesse período, a perda óssea ocorre mais rapidamente, já que também há uma redução do estrogénio.

E, como a distribuição do peso também muda, a gordura começa a acumular-se em torno do estômago, em vez dos quadris e pernas.

Durante a experiência divulgada na Nature, os cientistas injetaram o anticorpo em cobaias fêmeas cujos ovários foram removidos, de modo a simular os efeitos da menopausa, e também testaram o anticorpo em animais alimentados com uma dieta de alto teor gorduroso. Nos dois casos, foi possível observar uma considerável perda de peso nas cobaias e o aumento de massa óssea.

De acordo com o líder do estudo, Mone Zaidi, da Universidade Mount Sinai, nos EUA, o anticorpo age especificamente contra a hormona folículo-estimulante (FSH), que, durante a menopausa, é produzida em grande quantidade.

“Estudamos o tecido adiposo em diferentes zonas do corpo, incluindo a gordura sob a pele e em torno de órgãos vitais. Em todas essas áreas, a gordura foi reduzida de forma dramática” destacou Zaiki.

Segundo os cientistas, será preciso realizar mais experiências para saber se realmente é possível produzir um anticorpo igual em humanos, mas o novo estudo abre caminho para a criação de um medicamento que possa prevenir a osteoporose, o aumento de peso na menopausa, e até tratar a obesidade em geral.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …

Cientistas transformam lixo em medicamento para o Parkinson e aminoácido

Uma equipa de investigadores descobriu uma maneira inovadora de transformar resíduos em num medicamento para tratar a doença de Parkinson e no aminoácido prolina. E que resíduos são estes que podem ser aproveitados? Segundo a Futurity, …

Desafiando todas as teorias, uma galáxia distante resiste ao "banquete" do seu buraco negro

O telescópio aerotransportado SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) encontrou uma galáxia que sobrevive às forças vorazes de um quasar, continuando a "dar à luz" cerca de 100 novas estrelas do tamanho do Sol por …

O Sistema Solar vai desintegrar-se completamente (muito) mais cedo do que se pensava

Astrónomos e físicos têm tentado desvendar o destino final do Sistema Solar há centenas de anos. De acordo com novas simulações, o nosso sistema vai desintegrar-se mais cedo do que se pensava. Um dia, o nosso …

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …