Cientistas portugueses na final do Prémio Europeu do Inventor

(dr) FCT

Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, nomeados finalistas da edição 2016 do Prémio Europeu do Inventor

Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, nomeados finalistas da edição 2016 do Prémio Europeu do Inventor

Utilizar o papel como um material de eletrónica valeu à dupla de cientistas portugueses um lugar na final da edição de 2016 do Prémio Europeu do Inventor, do Instituto Europeu de Patentes (EPO).

O transístor de papel desenvolvido por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, do Centro de Investigação de Materiais da Universidade Nova de Lisboa, valeu à dupla de cientistas um lugar na final do Prémio Europeu do Inventor.

Em declarações à TSF, os dois investigadores explicaram que a invenção consiste em utilizar o papel como “um material de eletrónica”.

“Fizemos pela primeira vez no mundo o transístor de papel, em que o papel foi utilizado como um material de eletrónica”, afirma a professora Elvira Fortunato.

Os investigadores conseguiram desenvolver transístores de celulose criados a partir de papel, com “chips” baseados em nanotecnologia que substituem o silício por materiais orgânicos, explica a emissora.

Desta forma, este papel inteligente consegue reduzir os custos de produção e o mais importante é que torna estes “microships” descartáveis e recicláveis.

Esta invenção pode vir a ser utilizada em muitos produtos do quotidiano como, por exemplo, bilhetes de avião ou rótulos de alimentos.

O trabalho da dupla de portugueses faz parte dos quinze finalistas, provenientes de treze países, como França, Dinamarca, Estados Unidos, Índia, Itália ou Suécia.

Na perspetiva da investigadora, só o facto de “estar nomeada já é muito importante”, diz à TSF. Os vencedores serão conhecidos no dia 9 de junho, numa cerimónia em Lisboa.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.