Cientistas podem ter encontrado o “calcanhar de Aquiles” do cancro

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Células cancerígenas

Uma equipa internacional de cientistas, composta por especialistas norte-americanos e alemães, diz ter encontrado o que pode ser o “calcanhar de Aquiles” dos tumores cancerígenos.

De acordo com os cientistas, o “calcanhar de Aquiles” do cancro poderá ser o bloqueio de um composto químico – a proteína ATF4 – que controla a alimentação do tumor, levando-o a sobrecarregar-se e a auto-destruir-se.

Na prática, explicam os cientistas em comunicado, a ATF4, assim que é bloqueada, faz com que as células cancerígenas produzam muita proteína e morram.

Este mecanismo manifestou-se em várias formas de cancro em humanos e em ratos de laboratório com cancro nos intestinos e no sangue, nota a equipa na nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature Cell Biology.

Um dos autores do estudo, o professor Constantinos Koumenis, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, explicou como é que a equipa descobriu que o ATF4 controla uma rota química que funciona em conjunto com um gene (Myc), que é fundamental no desenvolvimento da maioria dos tumores.

Bloquear estas rotas faz com que as células cancerígenas produzam um excesso de proteínas específicas (4E-BP), levando-as a morrer de stress, segundo sustentaram os cientistas. Em teste laboratoriais em cobaias, este bloqueio parou linfomas e tumores intestinais, que crescem tanto em ratos de laboratório como em humanos.

Os inibidores da produção de ATF4 já existentes foram também associados a outras doenças, como o Parkinson e o Alzheimer. A nova investigação traz a esperança de um tratamento revolucionário para o cancro, que mata milhões de pessoas todos os anos.

Para já, a equipa está a estudar os possíveis impactos do mecanismo de bloqueio do ATF4. “Estamos a trabalhar para confirmar que esta abordagem não causará danos sérios fora do alvo”, rematou Feven Tameire, também da Universidade da Pensilvânia, acrescentando que os resultados indicam que a nova abordagem será bem-sucedida em seres humanos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …