Cientistas japoneses detetam bomba meteorológica no fundo do Atlântico

NASA Earth Observatory

-

Um grupo de sismólogos japoneses detetou um tremor de terra profundo, muito raro, que terá sido criado por uma tempestade no oceano Atlântico.

A tempestade detetada ficou conhecida como “bomba meteorológica“: uma agitação pequena mas potente, que ganha força à medida que a pressão aumenta.

De acordo com os cientistas, as ondas terão batido com força no fundo do oceano durante a tempestade, que ocorreu entre a Gronelândia e a Islândia.

Durante a última década, vários cientistas têm vindo a aperfeiçoar a técnica de deteção de ondas sísmicas geradas por tempestades, que podem ser identificadas por sismógrafos do outro lado do mundo.

Neste estudo, publicado pelos investigadores da Universidade de Tóquio na Science, os investigadores utilizaram equipamentos sísmicos em 200 locais do Japão, tanto na terra como no mar, para acompanhar o terramoto ocorrido no oceano Atlântico.

Com equipamentos sísmicos que captam a desintegração da crosta terrestre, os cientistas descobriram um “microssismo onda S” – ou onda secundária.

As “ondas S” são libertadas por um sismo muito fraco e lento, que se propaga pelas rochas, com uma frequência de apenas 0.05 e 0.5 Hertz – razão pela qual nunca tinham sido detetada por cientistas.

Enquanto as ondas primárias podem ser identificadas pelos animais pouco antes de um terramoto, as ondas S são sentidas apenas durante os sismos seguintes.

Noutro artigo publicado na Science, Peter Gerstoft e Peter Bromirski, da Universidade da Califórnia, revelam que esta descoberta fornece aos sismólogos uma nova ferramenta para estudar a estrutura profunda da Terra.

As descobertas podem ajudar os especialistas a aprender mais sobre a estrutura interna da Terra e melhorar a deteção de terramotos e tempestades oceânicas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …