Cientistas japoneses detetam bomba meteorológica no fundo do Atlântico

NASA Earth Observatory

-

Um grupo de sismólogos japoneses detetou um tremor de terra profundo, muito raro, que terá sido criado por uma tempestade no oceano Atlântico.

A tempestade detetada ficou conhecida como “bomba meteorológica“: uma agitação pequena mas potente, que ganha força à medida que a pressão aumenta.

De acordo com os cientistas, as ondas terão batido com força no fundo do oceano durante a tempestade, que ocorreu entre a Gronelândia e a Islândia.

Durante a última década, vários cientistas têm vindo a aperfeiçoar a técnica de deteção de ondas sísmicas geradas por tempestades, que podem ser identificadas por sismógrafos do outro lado do mundo.

Neste estudo, publicado pelos investigadores da Universidade de Tóquio na Science, os investigadores utilizaram equipamentos sísmicos em 200 locais do Japão, tanto na terra como no mar, para acompanhar o terramoto ocorrido no oceano Atlântico.

Com equipamentos sísmicos que captam a desintegração da crosta terrestre, os cientistas descobriram um “microssismo onda S” – ou onda secundária.

As “ondas S” são libertadas por um sismo muito fraco e lento, que se propaga pelas rochas, com uma frequência de apenas 0.05 e 0.5 Hertz – razão pela qual nunca tinham sido detetada por cientistas.

Enquanto as ondas primárias podem ser identificadas pelos animais pouco antes de um terramoto, as ondas S são sentidas apenas durante os sismos seguintes.

Noutro artigo publicado na Science, Peter Gerstoft e Peter Bromirski, da Universidade da Califórnia, revelam que esta descoberta fornece aos sismólogos uma nova ferramenta para estudar a estrutura profunda da Terra.

As descobertas podem ajudar os especialistas a aprender mais sobre a estrutura interna da Terra e melhorar a deteção de terramotos e tempestades oceânicas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …