Cientistas já sabem como vão detetar vida alienígena em planetas muito distantes

NASA / JPL-Caltech

Ilustração do possível aspeto do sistema TRAPPIST-1 a partir de um ponto de vista próximo do planeta TRAPPIST-1f (direita).

Na tentativa de descobrir a existência da vida extraterrestre ou, pelo menos, a habitabilidade de exoplanetas, astrónomos costumam analisar uma série de dados, incluindo a posição no sistema estelar (a chamada “zona habitável”), bem como indícios de água no estado líquido e composição da superfície planetária.

Essa missão, no entanto, fica um pouco mais complicada quando esses planetas estão muito distantes da Terra, a milhares e milhares de anos-luz.

Agora, uma equipa de investigadores publicou um estudo no Science Advances no qual explica uma maneira mais eficiente de detetar a vida extraterrestre em planetas extremamente distantes, simplesmente através da análise dos gases da sua composição.

No documento, Joshya Krissansen-Totton, da Universidade de Washington, sugere que basta procurar por misturas específicas de substâncias na atmosfera dos planetas para suspeitar que ali haja algum tipo de vida.

Segundo o portal norte-americano BGR, ao analisar meticulosamente várias misturas de gases na atmosfera terrestre, e considerando que a vida noutros planetas poderia ser formada sem oxigénio, a equipa acredita que uma mistura de gases de forma desenfreada noutras atmosferas pode indicar a presença de vida.

“É muito difícil produzir muito oxigénio sem vida. Mesmo que a vida seja comum no cosmos, não temos ideia se existirá vida que produza oxigénio, já que a bioquímica da produção de oxigénio é muito complexa e pode ser bastante rara”, explicou o cientista.

Com isso em mente, a ideia é que planetas sem vida teriam nas suas atmosferas misturas previsíveis de gases, mas se detetarmos um planeta onde os gases estejam em desequilíbrio, esse pode ser um indício da existência de vida, ainda que muito diferente da terrestre.

Entre os desequilíbrios específicos já previstos pelos cientistas, está a presença de metano e dióxido de carbono, mas com ausência de monóxido de carbono. Esse seria um cenário indicativo de algum tipo de vida no planeta em questão.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esqueçam o oxigénio. Exceptuando o Planeta Terra, nem todos os seres vivos de outros Planetas necessitam de oxigénio para viver. Existem seres de outros planetas que não conseguem respirar na nossa atmosfera e vice versa. Para isso, existem equipamentos específicos para ultrapassar essa incapacidade 😉

  2. Pois, só nesses planetas distantes, porque depois vem a desculpa que é muito longe, não deu pra bater a foto, mas batem outras coisas. E nunca se vê nada.

RESPONDER

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …