/

Cientistas já sabem como vão detetar vida alienígena em planetas muito distantes

2

NASA / JPL-Caltech

Ilustração do possível aspeto do sistema TRAPPIST-1 a partir de um ponto de vista próximo do planeta TRAPPIST-1f (direita).

Na tentativa de descobrir a existência da vida extraterrestre ou, pelo menos, a habitabilidade de exoplanetas, astrónomos costumam analisar uma série de dados, incluindo a posição no sistema estelar (a chamada “zona habitável”), bem como indícios de água no estado líquido e composição da superfície planetária.

Essa missão, no entanto, fica um pouco mais complicada quando esses planetas estão muito distantes da Terra, a milhares e milhares de anos-luz.

Agora, uma equipa de investigadores publicou um estudo no Science Advances no qual explica uma maneira mais eficiente de detetar a vida extraterrestre em planetas extremamente distantes, simplesmente através da análise dos gases da sua composição.

No documento, Joshya Krissansen-Totton, da Universidade de Washington, sugere que basta procurar por misturas específicas de substâncias na atmosfera dos planetas para suspeitar que ali haja algum tipo de vida.

Segundo o portal norte-americano BGR, ao analisar meticulosamente várias misturas de gases na atmosfera terrestre, e considerando que a vida noutros planetas poderia ser formada sem oxigénio, a equipa acredita que uma mistura de gases de forma desenfreada noutras atmosferas pode indicar a presença de vida.

“É muito difícil produzir muito oxigénio sem vida. Mesmo que a vida seja comum no cosmos, não temos ideia se existirá vida que produza oxigénio, já que a bioquímica da produção de oxigénio é muito complexa e pode ser bastante rara”, explicou o cientista.

Com isso em mente, a ideia é que planetas sem vida teriam nas suas atmosferas misturas previsíveis de gases, mas se detetarmos um planeta onde os gases estejam em desequilíbrio, esse pode ser um indício da existência de vida, ainda que muito diferente da terrestre.

Entre os desequilíbrios específicos já previstos pelos cientistas, está a presença de metano e dióxido de carbono, mas com ausência de monóxido de carbono. Esse seria um cenário indicativo de algum tipo de vida no planeta em questão.

ZAP // CanalTech

2 Comments

  1. Esqueçam o oxigénio. Exceptuando o Planeta Terra, nem todos os seres vivos de outros Planetas necessitam de oxigénio para viver. Existem seres de outros planetas que não conseguem respirar na nossa atmosfera e vice versa. Para isso, existem equipamentos específicos para ultrapassar essa incapacidade 😉

  2. Pois, só nesses planetas distantes, porque depois vem a desculpa que é muito longe, não deu pra bater a foto, mas batem outras coisas. E nunca se vê nada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.