Cientistas identificaram a causa física da depressão no cérebro

A região do cérebro que serve de fonte da sensação de depressão acaba de ser identificada através de novos dados conseguidos através de ressonâncias magnéticas. Esta é mais uma prova de que a depressão não é apenas uma “coisa da tua cabeça”, como algumas pessoas costumam dizer.

Uma equipa de cientistas analisou o cérebro de mais de 900 pessoas e os resultados sugerem que a sensação de perda e de baixa auto-estima está ligada ao funcionamento do córtex orbitofrontal – região associada à integração sensorial, às expectativas e à tomada de decisões.

“A nossa descoberta, aliada aos dados que recolhemos, permite-nos localizar as raízes da depressão, o que poderá abrir novas portas para tratamentos terapêuticos para esta doença horrível”, explica o psiquiatra Jianfeng Fend, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e da Universidade Fudan, na China.

Para isolar os mecanismos cerebrais ligado à depressão, a equipe de Feng recrutou 909 pessoas na China para fazerem ressonâncias. Desse grupo, 421 voluntários tinham um diagnóstico de depressão, enquanto os restantes (488) não apresentavam qualquer sinal da doença.

Os exames mostraram que a depressão está relacionada com a atividade neuronal de duas porções diferentes do córtex orbifrontal: a parte mediana e a lateral.

A porção mediana funciona quando recebe recompensas, ou seja, quando algo bom acontece, essa parte ativa-se e sentimo-nos bem com isso.

(dr) University of Warwick

-

No entanto, os investigadores descobriram que os participantes com depressão apresentaram conexões neuronais mais fracas com o sistema de memória do hipocampo.

Ainda não é claro quais as implicações desse fenómeno mas isso pode significar que as pessoas com esta doença têm mais dificuldade em relembrar memórias felizes ou positivas.

Além disso, os pacientes com depressão apresentaram conexões neuronais mais fortes à volta do córtex orbifrontal lateral, o que está ligado aos processos de não-recompensa.

Essas conexões fortes relacionavam-se com partes do cérebro como o precuneus – que está relacionado com a noção de si mesmo – e com o giro angular, responsável pela recuperação de memórias e da atenção.

Estas conclusões, agora publicadas na revista científica Brain, sugerem que as pessoas com depressão têm mais facilidade em reviver experiências negativas e, pelo contrário, mais dificuldade em sentir-se bem consigo mesmo.

Ao comparar os pacientes depressivos que tomavam medicamentos para a doença e aqueles que não o faziam, foi possível observar que o medicamento consegue enfraquecer a ligação que dá ênfase às experiências negativas.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, alguns pterossauros sabiam andar bem em quatro patas

Pegadas de pterossauros descobertas em Crayssac, no sul de França, mostram que, afinal, estes dinossauros voadores eram bons caminhantes. Embora os primeiros fósseis de pterossauro tenham sido descobertos há mais de dois séculos, os cientistas não …

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …