Cientistas acreditam ter identificado a cidade perdida de Zippalanda

1

Emanuele Taccola

Uma equipa de investigadores acredita ter encontrado mais evidências que comprovam a localização exata da cidade perdida de Zippalanda.

Textos hititas com 4.000 anos falam do centro de culto perdido de Zippalanda, num lugar incerto da atual Turquia. Agora, novas descobertas no sítio arqueológico de Uşaklı Höyüy sugerem que esta era a antiga cidade sagrada. Zippalanda era um centro administrativo e religioso do antigo reino hitita.

Em 1834, os textos Bogazkoy foram descobertos nos arquivos reais. Neles era mencionada “a cidade sagrada de Zippalanda”. Este era um lugar importante onde o deu hitita da tempestade era venerado, embora a cidade nunca tivesse sido encontrada.

As tábuas encontradas no arquivo real retratam a vida em Zippalanda, os festivais e rituais, e mencionam um templo do deus da tempestade conhecido como Ziplantil, Wašezzili, Wašezzil ou Wašezzašu.

Uma equipa de arqueólogos da Universidade de Pisa e da Missão Arqueológica Turca fizeram uma surpreendente descoberta quando desenterraram uma misteriosa construção da era hitita em forma de círculo, de acordo com o Ancient Origins.

Os peritos encontraram um monte grande ao norte do templo principal da cidade de Anatólia. Após escavações, a estrutura circular foi revelada.

A descoberta da estrutura, explica em comunicado o investigador Anacleto D’Agostino, “juntamente com as outras descobertas ao longo dos anos”, ajuda a comprovar que Uşaklı Höyüy é, de facto, a cidade perdida de Zippalanda.

Segundo o Heritage Daily, D’Agostino não sabe ao certo qual terá sido a função e propósito da estrutura, mas desconfia que tenha servido para executar rituais.

A teoria de que Uşaklı Höyüy era Zipplanda surgiu pela primeira vez em 1995. As fracas defesas da muralha sugeriam que era um local religioso e vários outros locais de culto foram encontrados em direção ao sagrado Monte Daha.

Hattusa e o monte Uşaklı estavam numa “perfeita linha direta” que liga a capital a Ankuwa e aos santuários sagrados da montanha Daha. Esses locais sagrados foram então comparados aos registos dos festivais de culto realizados na cidade.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.