/

Cientistas ficaram “sem palavras” com as amostras recolhidas do asteróide Ryugu

Akademy / Flickr

Asteróide Ryugu numa imagem capturada pela nave espacial japonesa Hayabusa2

Cientistas da agência espacial japonesa Jaxa revelaram ao jornal britânico The Guardian que ficaram surpresos ao ver a quantidade de poeira que a sonda espacial Hayabusa-2 recolheu do asteróide Ryugu.

Depois de uma missão de seis anos, a sonda espacial japonesa Hayabusa-2 recolheu, em 2019, poeira da superfície do asteróide Ryugu, a uma distância de 300 mil quilómetros.

Agora, neste mês de dezembro, as amostras do corpo rochoso chegaram à Terra através de uma cápsula que “rompeu” a atmosfera da Terra e aterrou no deserto a sul da Austrália antes de ser transportada para o Japão.

Os cientistas, que tiveram acesso às amostras na passada terça-feira, confessaram que ficaram surpreendidos com a quantidade e qualidade das amostras recolhidas.

Quando realmente abrimos [a cápsula], fiquei sem palavras. Foi mais do que esperávamos e eram tantas coisas que fiquei realmente impressionado (…) Não eram apenas partículas finas como pó, mas havia também muitas amostras com vários milímetros de diâmetro”, disse ao mesmo jornal Hirotaka Sawada, cientista da Jaxa.

Os cientistas esperam que as amostras recolhidas lhes permitam investigar e melhor entender a origem do Sistema Solar. A sonda Hayabusa2 prosseguiu a sua viagem, rumo a outro asteróide, batizado de 1998KY26.

Sara Silva Alves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.