/

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser “filhos” de um mesmo pai

NASA / Goddard / University of Arizona

Asteróide Bennu

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional.

Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, mostram que, durante estes eventos, fragmentos são ejetados e, em seguiam, volta a a juntar-se, formando agregados, alguns dos quais em forma de piões, começam por explicar os cientistas em comunicado.

As mesmas simulações levadas a cabo na nova investigação, liderada por Patrick Michel, do CNRS (França), e por Ronald-Louis Ballouz, da Universidade do Arizona (Estados Unidos), mostram ainda que Bennu e Ryugu podem ter-se formado a partir do rompimento de um mesmo asteróide parental, apesar de os seus níveis de hidratação serem diferentes.

Na prática, estes dois asteróides podem ter surgido da destruição de um outro asteróide de maiores dimensões – serão “filhos” de um mesmo corpo rochoso, explicam os cientistas no novo estudo cujos resultados foram publicados no fim de maio na Nature Communications.

Os cientistas acreditam que as propriedades gerais destes dois asteróides podem resultar diretamente da perturbação do seu “corpo-pai”, o objeto que lhes terá dado origem.

A análise das amostras de Ryugu e Bennu que as sondas Hayabusa2 (JAXA) e OSIRIS-REx (NASA) estão a recolher vão permitir determinar com precisão a composição destes corpos, determinando se os dois asteróides são ou não “irmãos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.