Pela primeira vez, cientistas conseguiram falar com pessoas durante um sonho

Pela primeira vez, cientistas conseguiram comunicar com sonhadores lúcidos. Confrontados com problemas matemáticos simples, alguns voluntários conseguiram responder durante o sonho.

Sonho lúcido é o termo, criado por Frederik Willems van Eeden no início do século XX, que se refere à perceção consciente de que se está em estado de sonho. Desta forma, o sonhador consegue ter controlo sobre as suas ações ou, até, sobre aquilo que acontece no sonho. Por outras palavras, é sonhar sabendo que se está a sonhar.

O que acontece é que a maioria das pessoas acorda ao perceber que está a sonhar. Pelo contrário, os “sonhadores lúcidos” conseguem manter-se no sonho, tendo plena consciência de tudo o que acontece.

Agora, uma equipa internacional de investigadores conseguiu dialogar em tempo real com pessoas durante sonhos lúcidos. Os resultados do estudo foram publicados esta quinta-feira na revista científica Current Biology.

Durante o sonho, os participantes do estudo conseguiram responder corretamente a perguntas, como problemas matemáticos simples. Os autores do estudo sugerem que este avanço pode permitir “uma nova estratégia para a exploração empírica dos sonhos”.

“Há estudos sobre sonhadores lúcidos que comunicam através dos sonhos e também se lembram de fazer tarefas”, disse Karen Konkoly, autora principal do artigo, à conversa com a VICE. “Mas há uma quantidade bastante limitada de estudos sobre os estímulos que os sonhos lúcidos envolvem.”

“Uma coisa que nos surpreendeu é que se poderia simplesmente dizer uma frase para alguém, e eles poderiam entendê-lo perfeitamente”, acrescentou.

Depois de os voluntários adormecerem, os cientistas pediram a alguns deles que confirmassem que estavam num sonho através de uma resposta ocular pré-combinada em que moviam os olhos num padrão específico da esquerda para a direita.

Os investigadores pediram, por exemplo, a um norte-americano de 19 anos que subtraísse seis de oito enquanto estava num sonho lúcido. O jovem sinalizou corretamente a resposta “dois” com dois movimentos oculares da esquerda para a direita. Quando lhe foi pedido que confirmasse, o voluntário repetiu a resposta correta.

Aproximadamente 18% das tentativas resultaram neste nível de comunicação clara e precisa do sonhador, 17% produziram respostas indecifráveis, 3% terminaram com respostas incorretas e 60% não provocaram qualquer tipo de resposta.

Quando acordaram, muitos participantes lembravam-se das interações com os investigadores. Alguns deles lembravam-se de perguntas e respostas diferentes das que receberam ou deram durante o sonho.

“Pensamos em tantas experiências que poderíamos fazer com isto”, disse Konkoly. “Acho que um predicado em que estamos a trabalhar agora é: como podemos otimizar o procedimento? Como podemos fazer com que isto aconteça mais? Como podemos fazer com que as pessoas tenham sonhos mais lúcidos? Como podemos comunicar de maneira mais confiável?”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …