Cientistas esperam resolver mistério de esqueleto medieval usado como propaganda nazi

(dr) Institute of Archaeology of the CAS

Em 1928, os restos de um esqueleto do século X foram encontrados debaixo do Castelo de Praga, na antiga Checoslováquia. Enterrado com duas facas, uma espada, um machado e um balde, ninguém sabia a quem pertencia a relíquia.

Um estudo recentemente publicado na revista científica Antiquity explora agora a possível identidade deste homem, que durante a Segunda Guerra Mundial levou a uma batalha de propaganda entre duas fações apostas: a Alemanha e a União Soviética.

Isto porque Hitler esperava que a verdadeira identidade do esqueleto legitimasse as suas reivindicações sobre a Checoslováquia. Os restos foram encontrados por Ivan Borkovský, que acabou por nunca divulgar os resultados da sua investigação. Depois da invasão nazi ao país, em 1939, não demorou muito até que os alemães fossem pedir justificações.

Segundo o All That’s Interesting, de forma a validar as suas reivindicações à Checoslováquia, os nazis alegavam que o esqueleto enterrado pertencia a um homem viking ou germânico. A ser verdade, isto mostraria até que ponto a ascendência alemã chegava ao país, justificando a sua invasão.

O facto de Borkovský não ter publicado os resultados da sua investigação apenas serviram para fomentar a teoria dos alemães que tudo não passava de um embuste criado para esconder a verdade.

Borkovský viria a publicar um ano depois os resultados, mas a sua investigação foi enviesada pela ameaça nazi de ser enviado para um campo de concentração. O arqueólogo indicava que o esqueleto seria nórdico e não eslavo.

Nem com o fim dos nazis Ivan Borkovský teve descanso. Pelas alegações que fez na publicação do seu estudo, o checoslovaco foi acusado de “atividades anti-comunistas” e corria o risco de ser enviado para um Gulag soviético. Felizmente, conseguiu escapar antes que tal acontecesse.

Em 1946, viria a republicar o estudo, mas desta vez sem o enviesamento anterior. Na nova versão, o arqueólogo referia que o esqueleto pertencia a “uma pessoa importante que estava relacionada com a antiga dinastia eslava ocidental de premislida“.

O estudo publicado na Antiquity realça que enquanto alguns dos itens com que foi encontrado o esqueleto eram considerados típicos de vikings, outros nem tanto. “A espada é especialmente única, pois é a única que foi descoberta em 1.500 sepulturas medievais até agora encontradas no Castelo de Praga”, disse Nicholas Saunders, autor principal da investigação.

Talvez ele fosse um eslavo de uma região vizinha ou talvez ele se considerasse um verdadeiro viking”, esclareceu o arqueólogo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …