Cientistas esperam resolver mistério de esqueleto medieval usado como propaganda nazi

(dr) Institute of Archaeology of the CAS

Em 1928, os restos de um esqueleto do século X foram encontrados debaixo do Castelo de Praga, na antiga Checoslováquia. Enterrado com duas facas, uma espada, um machado e um balde, ninguém sabia a quem pertencia a relíquia.

Um estudo recentemente publicado na revista científica Antiquity explora agora a possível identidade deste homem, que durante a Segunda Guerra Mundial levou a uma batalha de propaganda entre duas fações apostas: a Alemanha e a União Soviética.

Isto porque Hitler esperava que a verdadeira identidade do esqueleto legitimasse as suas reivindicações sobre a Checoslováquia. Os restos foram encontrados por Ivan Borkovský, que acabou por nunca divulgar os resultados da sua investigação. Depois da invasão nazi ao país, em 1939, não demorou muito até que os alemães fossem pedir justificações.

Segundo o All That’s Interesting, de forma a validar as suas reivindicações à Checoslováquia, os nazis alegavam que o esqueleto enterrado pertencia a um homem viking ou germânico. A ser verdade, isto mostraria até que ponto a ascendência alemã chegava ao país, justificando a sua invasão.

O facto de Borkovský não ter publicado os resultados da sua investigação apenas serviram para fomentar a teoria dos alemães que tudo não passava de um embuste criado para esconder a verdade.

Borkovský viria a publicar um ano depois os resultados, mas a sua investigação foi enviesada pela ameaça nazi de ser enviado para um campo de concentração. O arqueólogo indicava que o esqueleto seria nórdico e não eslavo.

Nem com o fim dos nazis Ivan Borkovský teve descanso. Pelas alegações que fez na publicação do seu estudo, o checoslovaco foi acusado de “atividades anti-comunistas” e corria o risco de ser enviado para um Gulag soviético. Felizmente, conseguiu escapar antes que tal acontecesse.

Em 1946, viria a republicar o estudo, mas desta vez sem o enviesamento anterior. Na nova versão, o arqueólogo referia que o esqueleto pertencia a “uma pessoa importante que estava relacionada com a antiga dinastia eslava ocidental de premislida“.

O estudo publicado na Antiquity realça que enquanto alguns dos itens com que foi encontrado o esqueleto eram considerados típicos de vikings, outros nem tanto. “A espada é especialmente única, pois é a única que foi descoberta em 1.500 sepulturas medievais até agora encontradas no Castelo de Praga”, disse Nicholas Saunders, autor principal da investigação.

Talvez ele fosse um eslavo de uma região vizinha ou talvez ele se considerasse um verdadeiro viking”, esclareceu o arqueólogo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …