Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

(dv) UC Davis

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade.

A energia escura é uma forma hipotética de energia que estaria distribuída por todo o Espaço e tende a acelerar a expansão do Universo. É uma forma pouco conhecida (mas incontornável) de energia que permeia o Espaço — no total, representa cerca de 68% da densidade do Universo.

Um novo estudo relata que alguns resultados inexplicáveis da experiência XENON1T, em Itália, podem ter sido causados pela energia escura e não pela matéria escura que a experiência foi projetada para detetar.

“Apesar de ambas serem invisíveis, sabemos muito mais sobre a matéria escura desde que a sua existência foi sugerida no início da década de 1920, enquanto a energia escura não foi descoberta até 1998. Experiências em grande escala como o XENON1T foram projetadas para detetar diretamente a matéria escura procurando por sinais de matéria escura ‘a atingir’ a matéria comum, mas a energia escura é ainda mais elusiva”, disse o autor principal do estudo, Sunny Vagnozzi, citado pelo Tech Explorist.

O XENON1T detetou um sinal inesperado, ou excesso. O coautor do estudo Luca Visinelli diz que “esses excessos costumam ser casualidades, mas de vez em quando também podem levar a descobertas fundamentais”.

“Exploramos um modelo no qual esse sinal pode ser atribuído à energia escura, em vez da matéria escura que a experiência foi originalmente planeada para detetar”, explicou o investigador do Laboratori Nazionali di Frascati, em Itália.

O modelo utilizado pelos cientistas mostrou que as partículas de energia produzidas nos intensos campos magnéticos do Sol poderiam explicar o excesso da experiência XENON1T.

Através deste modelo, os cientistas também mostraram o que aconteceria no detetor se a energia escura fosse produzida numa região específica do Sol, chamada taquoclina, onde os campos magnéticos são poderosos.

“Foi surpreendente que esse excesso pudesse, em princípio, ter sido causado pela energia escura, e não pela matéria escura. Quando as coisas se encaixam assim, é realmente especial”, disse ainda Vagnozzi.

Agora, os investigadores querem ter a certeza que o que a experiência XENON1T detetou não foi uma casualidade. Se tal for o caso, os investigadores esperam “ver um excesso semelhante novamente em experiências futuras, mas desta vez com um sinal muito mais forte”.

O artigo foi publicado recentemente na revista científica Physical Review D.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …