Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo – ou águas-vivas-de-pente.

A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de alta definição capturadas no fundo do oceano pelo veículo operado remotamente (ROV) Deep Discoverer durante um mergulho na costa de Porto Rico.

O encontro do Deep Discoverer com a nova espécie ocorreu em 2015. No entanto, como a equipa tinha de confirmar a descoberta de uma nova espécie usando apenas imagens de alta definição, foi necessário mais tempo para verificar o que encontraram.

As câmaras do Deep Discoverer conseguiram captar detalhes subtis no corpo do novo espécime. Um sistema de laser também ajudou a medir a criatura marinha, mostrando que o seu corpo tinha aproximadamente 6 centímetros de comprimento e os seus tentáculos tinham aproximadamente 30 centímetros.

De acordo com o ScienceAlert, a análise do organismo mostrou que é facilmente distinguível de todas as outras espécies conhecidas de ctenóforo.

“É único porque fomos capazes de descrever uma nova espécie baseada inteiramente em vídeo de alta definição”, explicou Allen Collins, biólogo marinho da NOAA, em comunicado. “Não temos os mesmos microscópios que teríamos num laboratório, mas o vídeo pode dar-nos informações suficientes para entender a morfologia em detalhe, como a localização das suas partes reprodutivas e outros aspetos.”

Para os investigadores, a característica mais notável do Duobrachium sparksae é o seu corpo bulboso em forma de balão. Três indivíduos diferentes foram filmados durante a expedição do Deep Discoverer em 2015, a cerca de 3.900 metros sob o mar. Um deles parecia estar a usar os seus tentáculos para ancorar-se no fundo oceânico.

O próximo passo seria recuperar uma amostra física da nova espécie. No entanto, avistamentos como estes são tão raros que os cientistas admitem que outro pode nem acontecer nas nossas vidas.

Este estudo foi publicado em novembro na revista científica Plankton and Benthos Research.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo decide que mortes sob custódia policial passam a ter autópsia obrigatória

Decreto-lei de 16 de junho frisa a necessidade de haver sempre autópsia quando há mortes sob custódia ou em sequência de intervenções policiais e militares. O decreto formaliza "uma prática própria de um Estado democrático", diz …

Mais 1183 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde regista uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 1.183 casos, e uma morte associada à covid-19. O mesmo boletim indica que estão mais …

Austrália queixa-se da China à Organização Mundial do Comércio por tarifas sobre o vinho

A Austrália queixou-se formalmente à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas que Pequim impôs aos vinhos australianos, disse hoje o Governo. A queixa surge na sequência de consultas intensivas com os produtores de vinho …

Quase metade das camas para estudantes do superior ainda não têm data para ficarem prontas

Mais de 40% das camas incluídas no Plano Nacional de Alojamento Estudantil ainda não têm uma data prevista para poderem começar a ser usadas. O programa do Governo tem como objetivo responder à falta de residências …

Portugal vs Alemanha em direto: onze provável da seleção

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Ex-presidente de Infarmed diz que é preciso não descartar a capacidade das farmácias na vacinação

O ex-presidente de Infarmed considera que o mais importante para travar a pandemia é garantir a rápida vacinação do maior número de pessoas no menor espaço de tempo e que é preciso não descartar a …

Clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi vence eleições presidenciais do Irão

O clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi venceu as eleições presidenciais do Irão com mais de 62,2% dos votos, segundo resultados oficiais parciais hoje divulgados. Em 28,6 milhões de votos contados, Raïssi obteve "mais de 17.800.000" votos, declarou …

Organização cancela Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa (e critica a Direção-Geral da Saúde)

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa anunciou hoje o cancelamento da iniciativa e criticou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que emitira parecer desfavorável. A marcha estava prevista para hoje. “Apesar das tentativas …

Dois eurodeputados portugueses não vão a Bruxelas há um ano. Nuno Melo diz que perde 300 euros todos os dias

Os eurodeputados Nuno Melo (CDS) Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) não voltaram a pôr os pés no Parlamento Europeu desde que foram decretados os trabalhos à distância por causa da pandemia de covid-19. Nuno Melo …

Missão difícil em Munique. 7 campeões europeus contra 5 campeões mundiais e a história

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa e favorita Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. A …