Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo – ou águas-vivas-de-pente.

A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de alta definição capturadas no fundo do oceano pelo veículo operado remotamente (ROV) Deep Discoverer durante um mergulho na costa de Porto Rico.

O encontro do Deep Discoverer com a nova espécie ocorreu em 2015. No entanto, como a equipa tinha de confirmar a descoberta de uma nova espécie usando apenas imagens de alta definição, foi necessário mais tempo para verificar o que encontraram.

As câmaras do Deep Discoverer conseguiram captar detalhes subtis no corpo do novo espécime. Um sistema de laser também ajudou a medir a criatura marinha, mostrando que o seu corpo tinha aproximadamente 6 centímetros de comprimento e os seus tentáculos tinham aproximadamente 30 centímetros.

De acordo com o ScienceAlert, a análise do organismo mostrou que é facilmente distinguível de todas as outras espécies conhecidas de ctenóforo.

“É único porque fomos capazes de descrever uma nova espécie baseada inteiramente em vídeo de alta definição”, explicou Allen Collins, biólogo marinho da NOAA, em comunicado. “Não temos os mesmos microscópios que teríamos num laboratório, mas o vídeo pode dar-nos informações suficientes para entender a morfologia em detalhe, como a localização das suas partes reprodutivas e outros aspetos.”

Para os investigadores, a característica mais notável do Duobrachium sparksae é o seu corpo bulboso em forma de balão. Três indivíduos diferentes foram filmados durante a expedição do Deep Discoverer em 2015, a cerca de 3.900 metros sob o mar. Um deles parecia estar a usar os seus tentáculos para ancorar-se no fundo oceânico.

O próximo passo seria recuperar uma amostra física da nova espécie. No entanto, avistamentos como estes são tão raros que os cientistas admitem que outro pode nem acontecer nas nossas vidas.

Este estudo foi publicado em novembro na revista científica Plankton and Benthos Research.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha descida dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …

Bolsonaro será acusado de 11 crimes na gestão da pandemia, entre os quais homicídio

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia, anunciou que Jair Bolsonaro deverá ser indiciado de 11 crimes, entre os quais o de homicídio. O relator da …

Nuno Melo arranca campanha interna para a liderança do CDS

O candidato à liderança do CDS-PP arranca, este fim-de-semana, a sua campanha interna até ao congresso de final de novembro, tendo como objetivo privilegiar o diálogo com os militantes por todo o país. Fonte da candidatura …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista sismo de 4,6, a maior magnitude desde o início da erupção

Um total de 36 sismos foram registados na ilha de La Palma desde a noite passada, um deles registado em Mazo com 4,6, o de maior magnitude desde que a erupção do vulcão Cumbre Vieja …

O deputado britânico David Amess

Assassínio de deputado britânico considerado "incidente terrorista"

O assassínio do deputado britânico, esta sexta-feira, foi considerado um "incidente terrorista", com a investigação inicial a apontar para uma "potencial motivação ligada ao extremismo islâmico", informou a Polícia Metropolitana (Met) de Londres. A investigação está …

O quadro "Native American Treaty", de Roman Fekonja, mostra um tratado entre índios e colonizadores.

Com dedo português, estudo revela que índios norte-americanos têm uma origem inesperada

Um novo estudo, que contou com a ajuda de um programa desenvolvido por um português, sugere que os índios norte-americanos podem ter origem na Sibéria. Dá-se o nome de povos nativos dos Estados Unidos aos povos …

Enfermeiros marcam greve para 3 e 4 de novembro

Os enfermeiros que trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão fazer greve a 3 e 4 de novembro, uma paralisação decidida, esta sexta-feira, numa reunião que juntou sete sindicatos desta classe profissional. Na base da …

Sem surpresas, CDS, IL e Chega saíram de Belém a reafirmar o seu voto contra

No final das audiências com o Presidente da República, sem surpresas, os partidos de direita deixaram críticas à proposta do Orçamento do Estado e mantiveram a sua intenção de votar contra. "Este primeiro-ministro sempre sustentou a …