Pela primeira vez, uma população inteira foi eliminada por edição de ADN

Portadores de doenças como o dengue e a malária, os mosquitos são a causa de milhões de mortes todos os anos. Uma investigação conseguiu exterminar uma população destes insetos através da manipulação genética.

A nova investigação publicada a 24 de setembro na revista “Nature Biotechnology”, mostrou que a partir de uma técnica de engenharia genética conhecida como gene drive, os mosquitos podem ser coisa do passado.

Isto, claro, se a comunidade científica estiver disposta a alterar, permanentemente o nosso ecossistema. Através do gene drive, os investigadores introduziram uma alteração no organismo do mosquito que, em seguida, se propaga para os descendentes.

Usando esta técnica de manipulação genética, os pesquisadores do Imperial College London exterminaram uma população aprisionada de Anopheles gambie, uma espécie de mosquito portador do vírus da malária na África subsariana. No estudo, os investigadores utilizaram o CRISPR para modificar o gene responsável pela determinação do sexo em 150 mosquitos macho.

A alteração tornou o sexo masculino predominante e a ideia seria impedir a população de mosquitos de criar fêmeas, o que levaria ao colapso da espécie.

Os investigadores introduziram estes 150 mosquitos alterados na população de 450 machos e fêmeas para que se reproduzissem em conjunto. A modificação genética funcionou, produzindo gerações subsequentes de fêmeas que apresentavam características masculinas ao não conseguirem morder e pôr ovos.

A partir da oitava geração da população, nenhum fêmea nasceu, pondo fim a esta era de mosquitos aprisionados no laboratório. Esta foi a primeira vez que cientistas viram uma modificação genética exterminar por completo uma população inteira.

Contudo, para se descobrir se esta modificação genética causaria ou não efeitos colaterais indesejados, seria necessário fazer a experiência fora do ambiente controlado que o laboratório propicia. E, segundo Andrea Crisanti, a principal investigadora da pesquisa, tal ação só será possível daqui a cinco ou dez anos.

ZAP // Futurism

PARTILHAR

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …