Cientistas do Porto criam sistema mais rápido do mundo para estudos de magnetismo

-

Cientistas da Universidade do Porto criaram o sistema “mais rápido do mundo” para estudos científicos de magnetismo, usando um novo laser ultrarrápido que também desenvolveram.

“Em geral, este tipo de laser pode ser utilizado em várias áreas da medicina, como é o caso dos diagnósticos médicos, cirurgia ocular, operações à córnea e terapia”, explicou à agência Lusa Helder Crespo, coordenador do projeto e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Para além das aplicações médicas e biomédicas, estes lasers são usados em ambientes científicos, em áreas como a química, a biologia e o desenvolvimento de materiais avançados, bem como na indústria.

De acordo com Helder Crespo, o novo sistema de laser atinge um tempo mínimo de três femtosegundos – um femtosegundo é igual a 0,000.000.000.000.001 segundos -, uma escala “sem precedentes”.

“A resolução temporal alcançada com o novo sistema, inferior aos sete femtosegundos, é cerca de dez vezes superior à anteriormente obtida a nível mundial”, esclareceu o professor da FCUP, indicando que o avanço permitiu “estabelecer um novo limite para a velocidade à qual se pode modificar a magnetização de materiais directamente com luz laser”.

O novo sistema e os resultados já obtidos podem ainda ter impacto no desenvolvimento de materiais e tecnologias magneto-óticas, para gravação e leitura de informação a alta velocidade.

Segundo o investigador, nos últimos anos, “vários avanços científicos na área do magnetismo permitiram a criação de novas tecnologias de armazenamento de informação de alta capacidade, extremamente compactas”.

Estes avanços têm resultado num aumento da capacidade dos riscos rígidos, sendo hoje possível armazenar grandes quantidades de informação (como filmes e vídeos) em suportes digitais magnéticos, que vieram substituir as tradicionais tecnologias analógicas.

No entanto, o aumento da capacidade de armazenamento tem que ser acompanhado por um aumento correspondente da velocidade de escrita e leitura, “pois de outra forma o sistema em questão torna-se lento face à sua capacidade”, explicou Helder Crespo.

O acesso a estas escalas de tempo é então possível graças à tecnologia laser ultra-rápida, onde se destacam os sistemas laser que têm sido criados pelos cientistas que trabalham no laboratório Femtolab, da FCUP.

O trabalho aí desenvolvido está diretamente relacionado com uma nova tecnologia para a compressão e medida de impulsos laser ultracurtos, denominada dispersion-scan (ou d-scan), inventada e patenteada na UP, em colaboração com a Universidade de Lund.

Tendo por base esta tecnologia, foi criada a Sphere Ultrafast Photonics, uma spin-off (empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa) da UP, sediada no Porto, que a fabrica e distribui no mercado científico.

Para além de Helder Crespo, o projeto conta com a colaboração de outros investigadores da UP, de David Schmool, professor da Universidade de Versailles, França, e um investigador da Universidade de Lund, Suécia.

O trabalho foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e os resultados obtidos foram recentemente publicados na revista científica Scientific Reports.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …