/

Poderão ter sido encontrados os vestígios mais antigos de vida na Terra

Matthew Dodd

Os fósseis de minúsculos filamentos encontrados em depósitos de fontes hidrotermais no Canadá

Os fósseis de minúsculos filamentos encontrados no Canadá

Vários investigadores de instituições dos EUA, Canadá, Reino Unido, Noruega e Austrália, identificaram fósseis com 3,77 mil milhões de anos, na província do Quebec, no leste do Canadá.

Os fósseis de minúsculos filamentos e tubos formados por bactérias estão incrustados em camadas de quartzo, no que se supõe que fosse um sistema hidrotermal subaquático onde surgiram as primeiras formas de vida, entre há 3,7 e 4,4 mil milhões de anos.

“As estruturas são compostas por minerais que se formam a partir da putrefação e estão bem documentados nos registos geológicos. O facto de as termos descoberto numa das mais velhas formações de rocha conhecidas sugere que encontrámos provas diretas de uma das formas de vida mais antigas da Terra“, afirmou Dominic Papineau, da Universidade da Califórnia.

Em 2016, também foram identificados na Gronelândia fósseis com 3,7 mil milhões de anos que apontam para uma origem semelhante.

“Ter a forma de vida mais antiga nas mãos e a hipótese de olhar para ela é uma experiência muito humilde”, disse um dos principais autores do estudo, Matthew Dodd, da University College, em Londres, à BBC News.

Segundo o estudo publicado na Nature, estas descobertas coincidem no tempo com a altura em que “Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, colocando questões emocionantes sobre a vida extraterrestre”.

“Podemos dizer que a vida emergiu na Terra muito rapidamente, quase logo após os oceanos se terem condensado na superfície do planeta há 4,4 mil milhões de anos. Isto significa que a vida não é processo difícil de começar quando existem as condições e ingredientes adequados”, destacou Dodd.

Portanto, de acordo com os especialistas, é de esperar que sejam encontradas em Marte provas de vida há 4 mil milhões de anos. E se isso não acontecer, “a Terra pode ter sido uma exceção”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.