Cientistas dizem que o cheiro da comida pode fazê-lo engordar

SXC

-

Um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, revela que o cheiro da comida tem um efeito no metabolismo dos humanos, podendo ser um dos factores que faz engordar.

“Este artigo é um dos primeiros estudos que realmente demonstra que se manipularmos as entradas olfativas conseguimos alterar a forma como o cérebro percebe o equilíbrio energético e regular esse equilíbrio”, afirmou Céline Riera, do Centro Médico de Cedars-Sinai, em Los Angeles.

Os especialistas realizaram uma experiência na qual utilizaram a terapia genética para destruir os neurónios olfactivos nos narizes de três camundongos adultos, de modo a que os animais que perdessem temporariamente a habilidade de cheirar.

Depois, foi possível observar que os animais obesos que perderam o sentido olfactivo também perderam peso. Para além disso, os camundongos com um olfacto “melhorado” ficaram ainda mais gordos do que aqueles com o olfacto normal.

O estudo publicado na revista Cell Metabolism aponta para uma ligação entre o sistema olfactivo e partes do cérebro que regulam o metabolismo, especificamente o hipotálamo, embora os circuitos neurais ainda sejam desconhecidos.

Apesar de não conseguirem explicar esta ligação, os cientistas sugerem que o cheiro da comida “avisa” o cérebro da refeição que a pessoa vai comer, pondo o metabolismo em modo de descanso e fazendo com que se armazene mais gordura.

Os cientistas observaram ainda que as cobaias e os seres humanos são mais sensíveis aos cheiros quando estão com fome do que após terem comido, por isso “a falta de cheiro pode fazer com que o corpo pense que já comeu“.

“Os sistemas sensoriais têm um papel fundamental no metabolismo. O aumento de peso não ocorre apenas devido às calorias consumidas, também está relacionado à forma como as calorias são entendidas”, disse o principal autor do estudo, Andrew Dillin.

No entanto, a perda de cheiro dos camundongos foi acompanhada por um grande aumento nos níveis da hormona Noradrenalina, que é uma resposta ao stress ligada ao sistema nervoso simpático. Nos seres humanos, o aumento desta hormona pode provocar um ataque cardíaco.

“Se conseguirmos validar este fenómeno em humanos, talvez possamos criar algum tipo de medicamento que não interfere com o olfacto, mas que bloqueia os circuitos metabólicos. Isso seria incrível”, destacou Dilin.

Segundo o especialista, também poderá ser possível “impedir o olfacto” de certas pessoas durante alguns meses e deixar que os neurónios olfatórios voltem a crescer depois de o metabolismo estar regulado.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Parvoíce mesmo… Parece que não têm nada de mais interessante e útil para investigar, como por exemplo o uso de intensificadores de sabor em tudo o que é comida processada (já para não falar de quem usa e abusa dos “caldos knorres” ) e como isso afeta a química do cérebro. Talvez desvendassem muitos mistérios da engorda.

      E também uma pessoa sem cheiro não consegue sentir o sabor da comida, logo, não tem tanto gosto ao comer… E o engordar também depende dos metabolismos únicos de cada pessoa. Há aquelas que dizem que até com água engordam. Vá-se lá saber…

RESPONDER

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …