Cientistas desenvolveram exame que deteta Alzheimer com 100% de precisão

(dr)

Investigadores norte-americanos desenvolveram um novo exame ao sangue que pode ajudar a detetar a doença numa fase mais inicial.

O que torna o Alzheimer tão aterrorizante é a sua inevitabilidade, isto porque não existem ainda vacinas ou medidas preventivas para combater a doença.

Mas e se fosse possível detetar a doença anos antes dos seus sintomas começarem a aparecer? Cientistas da Universidade de Rowan, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo exame que pode ser a resposta para essa pergunta.

“É vulgarmente aceite que as mudanças relacionadas com o Alzheimer surgem no cérebro pelo menos uma década antes do surgimento de sintomas reveladores”, começa por dizer Robert Nagele, membro da equipa responsável.

“Do nosso conhecimento, esta é a primeira análise ao sangue que utiliza biomarcadores de auto-anticorpos que podem detetar com precisão o Alzheimer num ponto mais inicial da doença, quando os tratamentos são mais suscetíveis a serem benéficos, isto é, antes que ocorra uma devastação muito grande no cérebro”, explica.

O teste foi concebido para detetar uma fase precoce da doença, conhecida por “Leve Comprometimento Cognitivo” (MCI na sigla em inglês), e distingui-la de casos similares de declínio mental que são causados por outros fatores como, por exemplo, problemas vasculares, depressão crónica, excesso de álcool ou efeitos colaterais provocados por certas drogas.

Para experimentar o novo exame, Nagele e a sua equipa recolheram amostras de sangue de 236 pacientes, dos quais 50 foram diagnosticados com MCI, 50 eram pessoas saudáveis e os restantes tinham sido diagnosticados com doença leve a moderada de Parkinson, esclerose múltipla ou cancro da mama.

Os pacientes com MCI tinham sido diagnosticados com base em níveis baixos de beta-amilóide 42 peptídicos no líquido cefalorraquidiano, que tem sido identificado como um predecessor da rápida progressão do Alzheimer.

Para analisar o sangue, o teste utiliza uma série de micro arranjos de proteínas humanas – catálogos de 9.486 proteínas únicas – para atrair auto-anticorpos no sangue que podem estar ligados à doença.

Outras doenças

Os auto-anticorpos são um tipo particular produzido pelo sistema imunitário para atingir certas proteínas no organismo. É certo que às vezes este processo pode dar errado – e acabar como uma doença auto-imune – mas a forma como respondem a diferentes tipos de doenças faz deles um novo candidato muito promissor para a deteção e diagnóstico.

Os investigadores identificaram os 50 melhores biomarcadores de auto-anticorpos para MCI e outras doenças diagnosticadas nos seus participantes e quando os usaram para analisar as amostras de sangue, descobriram que eram 100% precisos na taxa global de precisão, sensibilidade e especificidade na deteção de amostras de sangue com MCI.

Ao utilizar este método, o teste também foi bem sucedido na deteção de Alzheimer precoce e moderado (98,7%), da fase inicial do Parkinson (98%), esclerose múltipla (100%) e cancro da mama (100%).

A equipa diz que, embora esses resultados sejam animadores, é necessário testar este método numa amostra maior e mais diversificada, para ver se a média de 100% oscila com outros dados.

Embora saber que se tem Alzheimer mais cedo não vai impedir que o paciente desenvolva a doença por completo, esta seria uma forma de dar aos pacientes a oportunidade de se inscreverem para ensaios clínicos de novos medicamentos e tratamentos, planear cuidados médicos futuros e até mesmo explorar formas de ajudar a retardar a sua progressão, define a equipa de investigadores.

O Alzheimer é responsável por 50% a 80% dos casos de demência no mundo, o que mostra que testes como este são extremamente necessários.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …

Paris acordou repleto de cartazes que denunciam violência contra as mulheres

Um dos bairros de Paris acordou com cartazes, escritos em português, numa ação de rua contra a violência sobre as mulheres, uma iniciativa do movimento "Collages Feminicides", que tem feito este tipo de ações ilegais …

Ana Julia Quezada declarada culpada no caso da morte de Gabriel

Um júri popular considerou esta quinta-feira por unanimidade que Ana Julia Quezada é culpada de assassinar, com maldade (que segundo o código pena espanhol serve de agravante penal), Gabriel, o filho de oito anos do …

Burger King vai deixar de oferecer brinquedos de plástico nas refeições infantis

A cadeia de hambúrgueres Burger King no Reino Unido vai deixar completamente de usar plástico não biodegradável nos brinquedos que acompanham as refeições infantis. A decisão segue-se a uma petição pública lançada no site Change.org por …

Presidente veta “barrigas de aluguer”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou esta quinta-feira a alteração à lei relativa à procriação medicamente assistida, em consequência de o Tribunal Constitucional (TC) ter declarado inconstitucional duas normas do diploma. “Na sequência …

Raquel é a nova embaixadora do combate às alterações climáticas da ONU

A investigadora Raquel Gaião Silva promete dar o seu melhor como embaixadora da juventude para o combate às alterações climáticas, estatuto que alcançou ao vencer um concurso internacional de vídeo promovido pela ONU. "É uma responsabilidade. …

Huawei lança telemóvel sem aplicações do Google e Facebook

Os novos telemóveis topo de gama da Huawei vão chegar ao mercado sem aplicações do Google pré-instaladas. O Mate 30 e o Mate 30 Pro terão um sistema Android, mas virão sem serviços como o …