Cientistas desenvolvem teste para detetar esquizofrenia

Um grupo de investigadores chilenos está a fazer progressos no desenvolvimento de um exame inédito que procura permitir o diagnóstico precoce e preciso de dois dos distúrbios mentais de maior impacto social e económico: a doença de Alzheimer e a esquizofrenia.

Ainda não existe nenhum teste específico que possa confirmar ambas as doenças, cujo diagnóstico é alcançado após um longo período de observação clínica e, na maior parte do tempo, quando as condições estão em fase avançada.

O estudo do Instituto de Neurociência Biomédica (BNI) do Chile concluiu que em ambos os casos é possível detetar as doenças mediante análise dos movimentos oculares, para a esquizofrenia, e da atividade cerebral, no caso do Alzheimer.

“Na nossa investigação descobrimos que os movimentos oculares naturais e o seu reflexo correspondente nos sinais cerebrais são diferentes nos pacientes estudados e, por isso, importantes biomarcadores para estas doenças”, explicou Pedro Maldonado, que lidera a pesquisa, à agência EFE.

Já no caso da esquizofrenia, o estudo conseguiu determinar que nos pacientes afetados houve uma redução da exploração espacial, o que quer dizer que não olhavam todos os lados de uma cena visual. Para a doença de Alzheimer, foi detetada “uma notória diferença dos sinais eléctricos que ocorriam no cérebro quando era produzido movimento nos olhos em comparação com as pessoas saudáveis”.

Com estes indicadores, os cientistas esperam desenvolver um teste específico que permita o diagnóstico precoce, o que pode retardar o declínio cognitivo em pacientes afetados por ambas as doenças, cuja cura ainda está por descobrir.

“As intervenções precoces têm um maior impacto no tratamento dos sintomas associados a estas doenças. Também reduzem os custos associados ao cuidado e à qualidade de vida destes pacientes”, afirmou o especialista.

A esquizofrenia é um transtorno mental que afeta cerca de 1% da população mundial, com sintomas que incluem discurso desorganizado e distúrbios de pensamento e de humor e comportamento, enquanto o Alzheimer atinge mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo.

A nível mundial, as doenças neurológicas e psiquiátricas constituem cerca de 25% dos gastos económicos na saúde, tendo aumentado devido ao envelhecimento da população.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …