Cientistas desenvolvem sistema de deteção de buracos negros

Um grupo de cientistas da Universidade de Waterloo (UW), no Canadá, desenvolveu uma técnica que irá permitir detetar cerca de 10 buracos negros por ano, o que irá contribuir para o aumento do conhecimento sobre estes fenómenos.

Avery Broderick, professor do Departamento de Física e Astronomia da UW, trabalhou com cientistas dos EUA e do Irão para apresentar um método que trás inúmeros benefícios para o campo emergente da astronomia de ondas gravitacionais.

“Nos próximos 10 anos, haverá tantos dados sobre buracos negros, que os cientistas vão poder analisar as suas propriedades enquanto grupo”, disse Broderick, em comunicado.

De acordo com o estudo, publicado no Astrophysical Journal, a técnica irá permitir aos especialistas estudar os vários estágios dos buracos negros, “que muitas vezes duram mil milhões de anos”.

Os cientistas revelam que os buracos negros absorvem toda a luz e matéria e emitem radiação zero, tornando-os quase impossíveis de detetar no fundo preto do espaço.

“Ainda não sabemos muito sobre a sua raridade, nem quantos buracos negros estão distribuídos pela galáxia”, disse Broderick.

Broderick e a sua equipa propõem uma abordagem mais ousada para detetar os buracos negros, combinando um fenómeno chamado microlente gravitacional e a interferência de ondas de rádio.

A microlente gravitacional ocorre quando um objeto escuro, como um buraco negro, passa entre o nosso planeta e outra fonte de luz, como uma estrela.

A luz da estrela curva-se em torno do campo gravitacional do objeto para alcançar a Terra, fazendo com que a estrela pareça muito mais brilhante – e não mais escura como num eclipse.

Visto que até os maiores telescópios que observam eventos de microlentes têm uma resolução limitada, em vez de usar luz visível os cientistas vão usar ondas de rádio que, combinadas, irão permitir obter uma imagem de maior resolução e registar o fenómeno em tempo real.

Graças a esta técnica, será possível obter dados como distância, massa e velocidade, com os cientistas a esperar identificar cerca de 10 buracos negros por ano.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …