Cientistas desenvolvem sistema de deteção de buracos negros

Um grupo de cientistas da Universidade de Waterloo (UW), no Canadá, desenvolveu uma técnica que irá permitir detetar cerca de 10 buracos negros por ano, o que irá contribuir para o aumento do conhecimento sobre estes fenómenos.

Avery Broderick, professor do Departamento de Física e Astronomia da UW, trabalhou com cientistas dos EUA e do Irão para apresentar um método que trás inúmeros benefícios para o campo emergente da astronomia de ondas gravitacionais.

“Nos próximos 10 anos, haverá tantos dados sobre buracos negros, que os cientistas vão poder analisar as suas propriedades enquanto grupo”, disse Broderick, em comunicado.

De acordo com o estudo, publicado no Astrophysical Journal, a técnica irá permitir aos especialistas estudar os vários estágios dos buracos negros, “que muitas vezes duram mil milhões de anos”.

Os cientistas revelam que os buracos negros absorvem toda a luz e matéria e emitem radiação zero, tornando-os quase impossíveis de detetar no fundo preto do espaço.

“Ainda não sabemos muito sobre a sua raridade, nem quantos buracos negros estão distribuídos pela galáxia”, disse Broderick.

Broderick e a sua equipa propõem uma abordagem mais ousada para detetar os buracos negros, combinando um fenómeno chamado microlente gravitacional e a interferência de ondas de rádio.

A microlente gravitacional ocorre quando um objeto escuro, como um buraco negro, passa entre o nosso planeta e outra fonte de luz, como uma estrela.

A luz da estrela curva-se em torno do campo gravitacional do objeto para alcançar a Terra, fazendo com que a estrela pareça muito mais brilhante – e não mais escura como num eclipse.

Visto que até os maiores telescópios que observam eventos de microlentes têm uma resolução limitada, em vez de usar luz visível os cientistas vão usar ondas de rádio que, combinadas, irão permitir obter uma imagem de maior resolução e registar o fenómeno em tempo real.

Graças a esta técnica, será possível obter dados como distância, massa e velocidade, com os cientistas a esperar identificar cerca de 10 buracos negros por ano.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Revelada a primeira fotografia de entrelaçamento quântico

Pela primeira vez na História, os cientistas capturaram uma fotografia de entrelaçamento quântico - um fenómeno tão estranho que o físico Albert Einstein o descreveu como "uma ação fantasmagórica à distância". A imagem foi capturada por …

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …