Em comunicado enviado à agência Lusa, a Universidade do Minho esclarece que o aparelho “de apenas alguns átomos de espessura” tem como “grande inovação a utilização de bandas de energia electrónica que correm paralelas nos materiais bidimensionais que o formam, em particular a molibdenite, um composto semicondutor que pode vir a substituir o silício em dispositivos eletrónicos”.

O trabalho, que acaba de ser publicado na revista Nature Communicatons, apresenta “aquele que é um dos dispositivos mais eficazes de sempre a absorver e transformar a luz solar em electricidade”, aponta a UMinho.

“Acreditamos estar a abrir novas fronteiras no aproveitamento energético da luz, nos foto-detectores e na electrónica do futuro”, afirma Ricardo Mendes Ribeiro, do Centro de Física da Escola de Ciências da UMinho.

UMINHO.pt

Ricardo Mendes Ribeiro, investigador da Universidade do Minho

Ricardo Mendes Ribeiro, investigador da Universidade do Minho

Este aparelho, realça o texto, “é capaz de converter 30% dos fotões de luz recebidos em energia eléctrica.

Segundo o comunicado a aplicação futura daquele protótipo, “extremamente fino face às actuais células solares”, inclui “foto-detetores ultrassensíveis para câmaras fotográficas ou vídeo, baterias de ‘smartphones’ recarregadas à exposição solar e electrónica flexível para adaptar à roupa, ao plástico e a sistemas biológicos”, entre outros.

A UMInho explica ainda que “este campo de investigação está em grande crescimento e vários grupos de todo o mundo têm criado protótipos com a técnica de esfoliação mecânica, usando materiais como o grafeno, para captar os electrões que se formam quando a luz incide, ou o dissulfato de tungsténio, que absorve a luz e gera esses electrões”.

Além de Ricardo Ribeiro, a investigação envolveu dez cientistas da Universidades de Quioto, no Japão, e da Universidade Nacional de Singapura, entre os quais os portugueses Alexandra Carvalho e António Castro Neto.

Ricardo Ribeiro esteve já envolvido no primeiro projeto do género, divulgado em 2013 na revista “Science”, que envolveu os “Prémio Nobel do grafeno”, Andre Geim e Konstatin Novoselov.

/Lusa