Cientistas desenvolvem injeção única que pode reunir todas as vacinas infantis

Sanofi Pasteur / Flickr

Uma equipa de investigadores do MIT, nos Estados Unidos, está a criar uma vacina que poderia dar todas as doses das vacinas a uma criança em apenas uma.

Um dos primeiros “presentes” de quase todas as crianças é uma carteira de vacinação, que tem de ser preenchida ao longo do tempo com cada uma das doses que têm de tomar para ter a certeza que estão protegidas de doenças.

Mas uma nova tecnologia que está a ser desenvolvida nos Estados Unidos pode mudar essa realidade. A ideia é criar uma só dose que valesse por todas, ou seja, uma única injeção que daria às crianças todas as imunizações de uma só vez.

Essa dose armazenaria as vacinas em cápsulas microscópicas, que seriam libertadas aos poucos em tempos específicos.

A técnica começou a ser aplicada em estudos com cobaias e foi divulgada recentemente na revista científica Science. Os cientistas responsáveis afirmam que esta tecnologia poderia ajudar pacientes em todo o mundo.

Micropartículas

Atualmente, tornar as crianças imunes a certas doenças é um processo feito através de muitas doses, que são tomadas desde as primeiras semanas de vida. Para tentar mudar isso, uma equipa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um novo tipo de micropartícula que permitiria combinar todas as vacinas numa única dose.

As partículas são como copos em miniatura preenchidos com as vacinas e depois fechados com uma tampa. A ideia é que o design desses “recipientes” permita que cada um se parta no momento certo, libertando o seu conteúdo no corpo da criança.

Os testes mostraram que essa libertação pode ocorrer no tempo exato de nove, 20 e 41 dias depois de a vacina ter sido injetada nas cobaias.

Outras partículas que poderiam durar por centenas de dias também foram desenvolvidas, mas ainda não foram testadas.

Impacto significativo

Para Robert Langer, um dos cientistas que faz parte do estudo, esta descoberta pode ter um impacto “significativo”.

“Estamos muito animados com este trabalho. Pela primeira vez, podemos criar uma ‘biblioteca’ de pequenas partículas de vacina fechadas numa cápsula, cada uma programada para ser libertada num tempo exato, para que as pessoas um dia possam receber uma única injeção que, na verdade, teria diversas vacinas dentro dela“, disse.

“Isto pode ter um impacto significativo em pacientes de todos os lugares, especialmente nos dos países em desenvolvimento”, afirmou.

A ideia é que as libertações curtas e precisas da vacina imitam o procedimento normal da imunização.

“Nos países em desenvolvimento, essa pode ser a diferença entre não ser vacinado e receber todas as vacinas de uma só vez”, explica ainda o investigador Kevin McHugh.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …

Autarca que engoliu prova começa a ser julgado (com actores chamados a tribunal)

O antigo-vice-presidente da Câmara de Portimão, Luís Carito, começa nesta terça-feira a ser julgado, depois de ter engolido uma alegada prova dos crimes relacionados com o projecto que visava tornar a cidade algarvia na "Meca …