Cientistas descobriram que os pinguins “falam” debaixo de água

Baleias, golfinhos, focas e até tartarugas marinhas conseguem vocalizar debaixo de água – e os cientistas acabam de descobrir que os pinguins também.

Tal como todas as aves marinhas, os pinguins são muito conhecidos por serem altamente vocais em terra, uma habilidade que os ajuda a reconhecer e a comunicar com parceiros e parentes durante a estação da reprodução.

No entanto, estes animais passam grande parte da sua vida no mar. Ao contrário da maioria das aves marinhas, os pinguins possuem habilidades extremas de mergulho, que entram em ação principalmente quando caçam.

Recentemente, uma equipa de investigadores liderada por Andrea Thiebault, da Unidade de Pesquisa de Predadores Marítimos da Apex (MAPRU) da Universidade Nelson Mandela, na África do Sul, deu uso aos recentes desenvolvimentos tecnológicos para levar a cabo várias pesquisas que, antigamente, seriam um verdadeiro desafio.

De acordo com o Science Alert, a equipa capturou espécimes de três espécies de pinguins – rei, gentoo e de-testa-amarela – em Marion, uma ilha subantártica na África do Sul. Estas espécies foram especialmente selecionadas devido à diversidade de estratégias alimentares, uma vez que, dependendo da espécie, conseguem atingir profundidades entre os 20 e os 500 metros em busca de alimento.

Os cientistas colocaram câmaras em miniatura e microfones embutidos nas costas dos animais e soltaram-nos. Os resultados surpreenderam os cientistas.

A equipa conseguiu obter 203 vocalizações subaquáticas das três espécies ao longo de quase cinco horas de vídeo. A maioria (168) são vocalizações de pinguins-gentoo, 34 de dois pinguins-rei e apenas um de um pinguim-de-testa-amarela.

O estudo fornece a primeira prova de que os pinguins emitem sons debaixo de água quando caçam. Devido às dificuldades de gravação debaixo de água, os cientistas sabiam muito pouco sobre as vocalizações destes animais quando estão no mar.

Mais de 50% das vocalizações foram diretamente associadas a um comportamento de caça: imediatamente depois de terem acelerado (em perseguição das presas) ou imediatamente após uma tentativa de capturar as mesmas.

Além disso, 73% das vocalizações gravadas foram curtas e emitidas durante o “tempo de fundo”, antes das subidas e das descidas. O artigo científico com os resultados foi publicado no Peer J.

Esta investigação sugere que outras espécies de pinguins podem, também, emitir sons debaixo de água. No entanto, fica ainda por descobrir como é que estes animais conseguem produzir sons debaixo de água (dada a alta pressão em profundidade) e por que motivo o fazem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …