Cientistas descobriram quando é que o Sol vai começar a comer planetas e morrer

M.Weiss / CXC / NASA

-

É inevitável: o Sol vai converter-se numa estrela gigante vermelha e começar a “comer” os planetas do Sistema Solar. Mas a Agência Espacial do Cazaquistão revelou agora, em comunicado, quando é que isso vai acontecer.

O Sol que conhecemos, com a sua aparência actual, vai durar mais 1.000 milhões de anos. Após este tempo, vai começar a transformar-se numa estrela gigante vermelha e começar a “engolir” os planetas do Sistema Solar.

A informação foi adiantada em comunicado pela Kazkosmos, a agência espacial do Cazaquistão, responsável pela gestão do famoso Cosmódromo de Baikonur.

Segundo a RT, a agência baseou os seus cálculos em estudos fotométricos de longo prazo e na análise de pulsações de estrelas que se encontram no fim da sua trajectória evolutiva, desenvolvidos pelo Instituto de Astrofísica Fesenkov, no Cazaquistão.

Durante mais de um ano, o Instituto realizou uma série de observações de estrelas anãs brancas com o WET – Whole Earth Telescope, uma rede internacional de telescópios com dezenas de observatórios instalados em todo o Mundo.

As observações principais do estudo foram conduzidas no Observatório Astrofísico de Tien Shan, a 30 kilómetros da cidade cazaque de Almaty.

“Durante os próximos 5.000 milhões de anos, o Sol vai converter-se numa gigante vermelha, e engolir Mercúrio e Vénus”, revela o comunicado da Kazkosmos.

“Provavelmente, expandir-se-á ainda o suficiente para chegar até à órbita da Terra também”, acrescenta.

“Depois de outros tantos 5.000 milhões de anos, o Sol transformar-se-á numa anã branca, com uma temperatura de centenas de milhares de graus, e com o tamanho da Terra”, antecipa a agência.

Quando a massa de uma estrela é cerca de 4 vezes a do nosso Sol, da sua morte resulta uma estrela de neutrões; mas se for 8 ou 10 vezes maior, transforma-se num buraco negro.

Mas o nosso “pequeno” Sol, ao transformar-se apenas numa anã branca, dá ao nosso sistema solar uma esperança de vida muito maior, garantem os cientistas.

Ao que parece, se sobrevivermos ao aquecimento global, só mesmo os tetranetos dos teranetos dos nossos petanetos é que terão que começar a preocupar-se com o calor a mais no quintal.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Estes cientistas,não tem mesmo nada para fazer. Preocupados com o que dizem ir acontecer daqui a mil milhões de anos. Quando ele se investigar a si próprio, se descubrir a si próprio,saberá que é absurdo, essa preocupação.

  2. Duvido dos tempos apresentados pelos Kazaks. O que é aceite é o Sol continuar a transformar Hidrogénio em Hélio por mais 4,5 mil milhões de anos. Só depois é que se tornará uma gigante vermelha. E depois ainda irá transformar Hélio em Carbono e Oxigénio, e finalmente entrará numa fase de pulsações, onde vai perder o envelope para uma nebulosa planetária, ficando no meio uma anã branca.
    Graças à astrofísica muita tecnologia foi desenvolvida tal como os CCDs, as técnicas de imageologia tão usadas na medicina, a PET e a ressonância magnética, o GPS, etc.

    • Caro Luís Garcia,
      Obrigado pelo seu reparo, e pela perspicácia.
      Os números estão no entanto correctos. O Sol como o conhecemos “começa a desaparecer” daqui a 1.000 milhões de anos, o processo dura 5.000 + 5.000 milhões.

RESPONDER

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …