/

Cientistas descobriram porque todos os pandas gigantes são pretos e brancos

1

Nigel's Europe & beyond 2 / Flickr

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro.

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro.

Os mesmo cientistas que descobriram que as riscas pretas e brancas das zebras servem para repelir as picadas das moscas, resolveram investigar o que explica a coloração dos pandas gigantes, e concluíram que serve para “camuflagem e comunicação”.

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia e da Universidade Davis, no mesmo estado norte-americano, analisou o pêlo característico dos pandas gigantes, e concluíram que a sua coloração peculiar, a preto e branco, que não se encontra em mais nenhum animal, tem funções de “camuflagem e comunicação”.

Os investigadores analisaram fotos de pandas e de outras 195 espécies carnívoras, incluindo 39 sub-espécies de ursos, para comparar a coloração dos animais, e apresentaram as suas conclusões num estudo publicado na Behavioral Ecology.

Os investigadores associaram as áreas de pêlo mais escuras a diferentes “variáveis ecológicas e comportamentais” para tentar perceber o porquê de existirem nessa coloração.

“A maior parte do panda – a sua face, pescoço, barriga e traseiro – é branca para o ajudar a esconder-se em habitats com neve“, revelam os investigadores em comunicado publicado no site da Universidade Davis (UDavis).

“Os braços e pernas são pretos ajudando-o a esconder-se na sombra”, acrescentam os cientistas. Estas circunstâncias serão resultado da “dieta pobre” e quase exclusiva de bambu e da “inabilidade de digerir uma variedade alargada de plantas”, assegura o mesmo comunicado.

Este tipo de alimentação fraco em nutrientes e em calorias, não permite aos pandas acumularem gordura suficiente para hibernarem, durante o Inverno. Por isso, precisam de “ficar activos todo o ano, percorrendo longas distâncias e através de diferentes tipos de habitats – desde montanhas com neve até florestas tropicais – para encontrar bambu”.

“Como o panda gigante não consegue mudar suficientemente rapidamente para combinar com cada ambiente, desenvolveu uma pelagem branca e preta de compromisso“, concluem.

Quanto às marcas pretas na cabeça dos pandas, serão usadas para comunicar com outros elementos da espécie.

Os grandes círculos pretos em torno dos olhos podem ajudar outros pandas a reconhecê-los, acreditam os investigadores. Além disso, dizem os cientistas, “as orelhas escuras podem ajudar a transmitir um sentido de ferocidade, um aviso aos predadores”.

SV, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.