Cientistas descobriram porque todos os pandas gigantes são pretos e brancos

Nigel's Europe & beyond 2 / Flickr

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro.

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro.

Os mesmo cientistas que descobriram que as riscas pretas e brancas das zebras servem para repelir as picadas das moscas, resolveram investigar o que explica a coloração dos pandas gigantes, e concluíram que serve para “camuflagem e comunicação”.

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia e da Universidade Davis, no mesmo estado norte-americano, analisou o pêlo característico dos pandas gigantes, e concluíram que a sua coloração peculiar, a preto e branco, que não se encontra em mais nenhum animal, tem funções de “camuflagem e comunicação”.

Os investigadores analisaram fotos de pandas e de outras 195 espécies carnívoras, incluindo 39 sub-espécies de ursos, para comparar a coloração dos animais, e apresentaram as suas conclusões num estudo publicado na Behavioral Ecology.

Os investigadores associaram as áreas de pêlo mais escuras a diferentes “variáveis ecológicas e comportamentais” para tentar perceber o porquê de existirem nessa coloração.

“A maior parte do panda – a sua face, pescoço, barriga e traseiro – é branca para o ajudar a esconder-se em habitats com neve“, revelam os investigadores em comunicado publicado no site da Universidade Davis (UDavis).

“Os braços e pernas são pretos ajudando-o a esconder-se na sombra”, acrescentam os cientistas. Estas circunstâncias serão resultado da “dieta pobre” e quase exclusiva de bambu e da “inabilidade de digerir uma variedade alargada de plantas”, assegura o mesmo comunicado.

Este tipo de alimentação fraco em nutrientes e em calorias, não permite aos pandas acumularem gordura suficiente para hibernarem, durante o Inverno. Por isso, precisam de “ficar activos todo o ano, percorrendo longas distâncias e através de diferentes tipos de habitats – desde montanhas com neve até florestas tropicais – para encontrar bambu”.

“Como o panda gigante não consegue mudar suficientemente rapidamente para combinar com cada ambiente, desenvolveu uma pelagem branca e preta de compromisso“, concluem.

Quanto às marcas pretas na cabeça dos pandas, serão usadas para comunicar com outros elementos da espécie.

Os grandes círculos pretos em torno dos olhos podem ajudar outros pandas a reconhecê-los, acreditam os investigadores. Além disso, dizem os cientistas, “as orelhas escuras podem ajudar a transmitir um sentido de ferocidade, um aviso aos predadores”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …