Cientistas descobriram finalmente porque é que as cobras perderam as pernas

Tidwell Family / Flickr

Cobra real branca

Era um mistério que não tinha uma resposta científica clara, mas que foi finalmente resolvido: as cobras perderam as pernas para poderem enterrar-se.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, comparou os crânios de cobras modernas com o de um fóssil com 90 milhões de anos de uma Dinilysia patagonica, uma cobra do período Cretáceo.

Esta contemporânea dos dinossauros, com cerca de dois metros de comprimento, será a maior cobra escavadora já encontrada e é uma familiar próxima das serpentes modernas.

Os investigadores conseguiram recriar um modelo a três dimensões do crânio da Dinilysia patagonica e concluíram que as cobras perderam os seus membros para conseguirem enterrar-se na terra.

Analisando em particular a parte interna da cavidade do ouvido do crânio fossilizado, os cientistas descobriram uma estrutura única que controla o equilíbrio e a audição e que é partilhada apenas pelos animais que vivem debaixo do solo.

Uma característica semelhante à das actuais serpentes escavadoras, mas diferente daquelas que vivem na água ou acima do solo.

“Como é que as cobras perderam as pernas é há muito um mistério para os cientistas, mas parece que isto aconteceu quando as suas antecessoras se tornaram adeptas da escavação“, nota o investigador líder do estudo, Honguy Yi, da Escola de Geociência da Universidade de Edimburgo, num comunicado divulgado pela instituição.

Antes desta investigação que foi publicada na Science Advances, havia a ideia de que as cobras teriam perdido os membros no âmbito de um processo evolutivo que as teria levado a viver na água.

No entanto, já no início do ano, investigadores da Universidade de Yale tinham concluído que as cobras evoluíram em terra e não na água.

Além disso, tinham constatado que a ancestral mais recente das cobras actuais, com cerca de 128 milhões de anos, tinha perdido os seus membros dianteiros, mas que mantinha pequenos membros traseiros.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Porque é que as toupeiras ainda têm pernas? Como raio é que um animal para escavar prescinde das “ferramentas” (patas da frente, pelo menos)?

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …