Cientistas descobriram finalmente porque é que as cobras perderam as pernas

Tidwell Family / Flickr

Cobra real branca

Era um mistério que não tinha uma resposta científica clara, mas que foi finalmente resolvido: as cobras perderam as pernas para poderem enterrar-se.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, comparou os crânios de cobras modernas com o de um fóssil com 90 milhões de anos de uma Dinilysia patagonica, uma cobra do período Cretáceo.

Esta contemporânea dos dinossauros, com cerca de dois metros de comprimento, será a maior cobra escavadora já encontrada e é uma familiar próxima das serpentes modernas.

Os investigadores conseguiram recriar um modelo a três dimensões do crânio da Dinilysia patagonica e concluíram que as cobras perderam os seus membros para conseguirem enterrar-se na terra.

Analisando em particular a parte interna da cavidade do ouvido do crânio fossilizado, os cientistas descobriram uma estrutura única que controla o equilíbrio e a audição e que é partilhada apenas pelos animais que vivem debaixo do solo.

Uma característica semelhante à das actuais serpentes escavadoras, mas diferente daquelas que vivem na água ou acima do solo.

“Como é que as cobras perderam as pernas é há muito um mistério para os cientistas, mas parece que isto aconteceu quando as suas antecessoras se tornaram adeptas da escavação“, nota o investigador líder do estudo, Honguy Yi, da Escola de Geociência da Universidade de Edimburgo, num comunicado divulgado pela instituição.

Antes desta investigação que foi publicada na Science Advances, havia a ideia de que as cobras teriam perdido os membros no âmbito de um processo evolutivo que as teria levado a viver na água.

No entanto, já no início do ano, investigadores da Universidade de Yale tinham concluído que as cobras evoluíram em terra e não na água.

Além disso, tinham constatado que a ancestral mais recente das cobras actuais, com cerca de 128 milhões de anos, tinha perdido os seus membros dianteiros, mas que mantinha pequenos membros traseiros.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Porque é que as toupeiras ainda têm pernas? Como raio é que um animal para escavar prescinde das “ferramentas” (patas da frente, pelo menos)?

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …