Cientistas descobrem segredo para gordura da barriga mais saudável

O exercício regular, ao longo de meses ou anos, altera o tecido adiposo da barriga em pessoas com obesidade, tornando-o mais saudável e mais capaz de armazenar gordura.

Uma equipa de investigadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas com obesidade que se exercitam há muito tempo têm, na barriga, um tecido adiposo mais saudável e podem armazenar gordura de forma mais eficaz do que os que não se exercitam

“As nossas descobertas indicam que, além de ser uma forma eficiente de gastar calorias, exercitar-se regularmente durante vários meses a anos parece modificar o tecido adiposo permitindo armazenar gordura corporal de forma mais saudável se ou quando aumentar de peso”, evidenciou Jeffrey Horowitz. professor de Ciência do Movimento.

Segundo o SciTechDaily, durante a investigação, os cientistas compararam dois grupos de adultos com obesidade diagnosticada: 16 pessoas que faziam exercício físico pelo menos quatro vezes por semana há pelo menos dois anos – a média foi de 11 anos -; e 16 pessoas que nunca se exercitaram regularmente.

Após recolherem amostras de tecido adiposo da barriga de membros de ambos os grupos, os investigadores descobriram que os praticantes tinham características estruturais e biológicas distintas no seu tecido que aumentavam a capacidade de armazenamento de gordura.

Os obesos que praticavam exercício de forma regular tinham mais vasos sanguíneos, mitocôndrias e proteínas benéficas. Por oposição, tinham menos quantidade de um tipo de colagénio que pode interferir no metabolismo e menos células que causam inflamação.

Estas descobertas, que constam num artigo científico publicado na Nature Metabolism, são muito relevantes porque o local mais saudável para armazenar gordura é, precisamente, o tecido adiposo abaixo da pele onde as amostras foram recolhidas, conhecido como tecido adiposo subcutâneo.

Aumentar a capacidade de armazenar gordura na barriga através de exercícios reduz a necessidade de armazenar gordura em locais insalubres, como nos órgãos ou no tecido adiposo que os permeia.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.