Arqueólogos descobrem provas de canibalismo na Península Ibérica

Um grupo de arqueólogos da Universidade de Valência encontrou provas de que os habitantes da Península Ibérica recorreram ao canibalismo durante o período Mesolítico, há cerca de dez mil anos.

Segundo o estudo publicado este mês no Journal of Anthropological Archaeology, os especialistas chegaram a esta conclusão através de vestígios recolhidos nas Grutas de Santa Maira, no sul de Espanha.

Análises de datação através de carbono permitem concluir que se trataram de dois casos diferentes de canibalismo, que ocorreram há 9 ou 10 mil anos.

Apesar de terem sido descobertos 30 ossos humanos diferentes nas cavernas, os arqueólogos afirmam que haviam restos de crânio de apenas três indivíduos: uma pessoa pesada, uma mais pequena, e uma criança (o crânio infantil não mostra nenhum sinal de canibalismo).

Isto significa que duas pessoas, ou até mais, terão sido comidas. Como não foram observados quaisquer sinais de violência, essas pessoas terão provavelmente sido comidas após a morte.

J.V. Morales-Pérez

Fragmento de um crânio humano com marcas de cortes

Fragmento de um crânio humano com marcas de cortes

“Foi determinado que as marcas encontradas nesses restos seguem a ordem lógica de um processo de abate e consumo”, explica Juan Morales Perez.

A dificuldade de identificação e de atribuição, em especial dentária, pela semelhança de marcas humanos com as de outros animais carnívoros, tem exigido estudos comparativos sobre os restos de animais encontrados no mesmo local.

O diretor do projeto de escavações, J. Emili Aura, professor de Pré-História na Universidade de Valência, disse que estas práticas podem ter sido pontuais, com fins estritamente alimentares, mas também não deve ser descartada “a hipótese práticas sociais, episódios de violência individual ou de grupo, ou até mesmo um ritual”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ah ah afinal o problema não é actual!!!!!já os nossos (deles) ancestrais se dedicavam a comer-nos e até chupavam o tutano!!!!!por isso nós estamos como estamos – chupadinhos das carochas!!!!!!não há dinheiro, não há paparoca. O senhor que se segue!!!!!!

  2. Actualmente regista-se um regresso de canibais a Portugal : desde que a família e amigos do José Eduardo dos Santos andam a comprar empresas e imobiliário por aqui .

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …