Arqueólogos descobrem provas de canibalismo na Península Ibérica

Um grupo de arqueólogos da Universidade de Valência encontrou provas de que os habitantes da Península Ibérica recorreram ao canibalismo durante o período Mesolítico, há cerca de dez mil anos.

Segundo o estudo publicado este mês no Journal of Anthropological Archaeology, os especialistas chegaram a esta conclusão através de vestígios recolhidos nas Grutas de Santa Maira, no sul de Espanha.

Análises de datação através de carbono permitem concluir que se trataram de dois casos diferentes de canibalismo, que ocorreram há 9 ou 10 mil anos.

Apesar de terem sido descobertos 30 ossos humanos diferentes nas cavernas, os arqueólogos afirmam que haviam restos de crânio de apenas três indivíduos: uma pessoa pesada, uma mais pequena, e uma criança (o crânio infantil não mostra nenhum sinal de canibalismo).

Isto significa que duas pessoas, ou até mais, terão sido comidas. Como não foram observados quaisquer sinais de violência, essas pessoas terão provavelmente sido comidas após a morte.

J.V. Morales-Pérez

Fragmento de um crânio humano com marcas de cortes

Fragmento de um crânio humano com marcas de cortes

“Foi determinado que as marcas encontradas nesses restos seguem a ordem lógica de um processo de abate e consumo”, explica Juan Morales Perez.

A dificuldade de identificação e de atribuição, em especial dentária, pela semelhança de marcas humanos com as de outros animais carnívoros, tem exigido estudos comparativos sobre os restos de animais encontrados no mesmo local.

O diretor do projeto de escavações, J. Emili Aura, professor de Pré-História na Universidade de Valência, disse que estas práticas podem ter sido pontuais, com fins estritamente alimentares, mas também não deve ser descartada “a hipótese práticas sociais, episódios de violência individual ou de grupo, ou até mesmo um ritual”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ah ah afinal o problema não é actual!!!!!já os nossos (deles) ancestrais se dedicavam a comer-nos e até chupavam o tutano!!!!!por isso nós estamos como estamos – chupadinhos das carochas!!!!!!não há dinheiro, não há paparoca. O senhor que se segue!!!!!!

  2. Actualmente regista-se um regresso de canibais a Portugal : desde que a família e amigos do José Eduardo dos Santos andam a comprar empresas e imobiliário por aqui .

RESPONDER

Liverpool vence Manchester United e vê o título cada vez mais perto

O Liverpool continua imparável na rota do título de campeão que lhe foge há três décadas, depois de ter vencido por 2-0 na receção ao Manchester United, este domingo, em jogo da 23.ª jornada da …

Novo mapa das freguesias na gaveta do Governo há dois anos

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, voltou a garantir, na passada sexta-feira, que o Governo quer reverter a fusão de algumas das 1168 freguesias que se extinguiram em 2013. …

Juventus reforça liderança em Itália com bis de Ronaldo

Dois golos de Cristiano Ronaldo deram a vitória à Juventus, este domingo, na receção ao Parma (2-1), na 20.ª jornada da Liga italiana, com os campeões em título a reforçarem a liderança no campeonato. Frente à …

Salvini tem trunfo na manga para pedir novamente eleições antecipadas

Uma vitória da Liga nas eleições regionais de Emilia Romagna pode dar a Matteo Salvini o pretexto para exigir eleições antecipadas em Itália. Matteo Salvini continua de olhos postos no cargo de primeiro-ministro e pode voltar …

Trocar garrafas de plástico por descontos só será possível em março

O projeto-piloto para o depósito de garrafas de plástico a troco de talões de desconto nos supermercados estava previsto arrancar em janeiro. Porém, o atraso em desbloquear fundos de financiamento pode empurrar o arranque para …

Depressão Glória. Quedas de árvores, falhas de eletricidade e um ferido grave

A depressão Glória já provocou várias quedas de árvores, falhas na eletricidade e um ferido grave. Coimbra, Viseu e Castelo Branco são os distritos mais afetados. "O concelho mais afetado, neste momento, é Coimbra", afirmou o …

Ministério Público contratou ex-agente da PJ para analisar contas da Operação Tutti Frutti

As contas do caso Tutti-Frutti foram entregues a Edígio Cardoso, antigo diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) da Polícia Judiciária, reformado há mais de um ano. A investigação do caso Tutti-Frutti iniciou-se em …

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …