Arqueólogos descobrem provas de canibalismo na Península Ibérica

Um grupo de arqueólogos da Universidade de Valência encontrou provas de que os habitantes da Península Ibérica recorreram ao canibalismo durante o período Mesolítico, há cerca de dez mil anos.

Segundo o estudo publicado este mês no Journal of Anthropological Archaeology, os especialistas chegaram a esta conclusão através de vestígios recolhidos nas Grutas de Santa Maira, no sul de Espanha.

Análises de datação através de carbono permitem concluir que se trataram de dois casos diferentes de canibalismo, que ocorreram há 9 ou 10 mil anos.

Apesar de terem sido descobertos 30 ossos humanos diferentes nas cavernas, os arqueólogos afirmam que haviam restos de crânio de apenas três indivíduos: uma pessoa pesada, uma mais pequena, e uma criança (o crânio infantil não mostra nenhum sinal de canibalismo).

Isto significa que duas pessoas, ou até mais, terão sido comidas. Como não foram observados quaisquer sinais de violência, essas pessoas terão provavelmente sido comidas após a morte.

J.V. Morales-Pérez

Fragmento de um crânio humano com marcas de cortes

Fragmento de um crânio humano com marcas de cortes

“Foi determinado que as marcas encontradas nesses restos seguem a ordem lógica de um processo de abate e consumo”, explica Juan Morales Perez.

A dificuldade de identificação e de atribuição, em especial dentária, pela semelhança de marcas humanos com as de outros animais carnívoros, tem exigido estudos comparativos sobre os restos de animais encontrados no mesmo local.

O diretor do projeto de escavações, J. Emili Aura, professor de Pré-História na Universidade de Valência, disse que estas práticas podem ter sido pontuais, com fins estritamente alimentares, mas também não deve ser descartada “a hipótese práticas sociais, episódios de violência individual ou de grupo, ou até mesmo um ritual”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ah ah afinal o problema não é actual!!!!!já os nossos (deles) ancestrais se dedicavam a comer-nos e até chupavam o tutano!!!!!por isso nós estamos como estamos – chupadinhos das carochas!!!!!!não há dinheiro, não há paparoca. O senhor que se segue!!!!!!

  2. Actualmente regista-se um regresso de canibais a Portugal : desde que a família e amigos do José Eduardo dos Santos andam a comprar empresas e imobiliário por aqui .

RESPONDER

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …