Cientistas descobrem porque é que as viúvas negras são tão letais

James Gathany / wikimedia

As viúvas negras produzem alfa-latrotoxinas, substância esta que toma conta do sistema nervoso central das vítimas, dominando-o

As viúvas negras produzem alfa-latrotoxinas, substância esta que toma conta do sistema nervoso central das vítimas, dominando-o

A viúva negra é a mais temida das aranhas e agora sabe-se porque é que, afinal, o seu veneno é tão letal: é tudo uma questão de evolução.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Massachusetts, nos EUA, em colaboração com outros especialistas norte-americanos e britânicos, chegou à conclusão que as viúvas negras são tão fatais porque evoluíram mais depressa do que as aranhas comuns.

A ideia está expressa num estudo que foi apresentado na Sociedade de Biologia Comparativa e Integradora, nos EUA, e que é divulgado pelo site ScienceDaily.

De acordo com esta análise científica, as aranhas comuns e as viúvas negras terão compostos tóxicos similares, mas as segundas terão evoluído de forma mais rápida, ao longo dos anos.

Todas as aranhas têm um químico comum, denominado latrotoxinas, mas as viúvas negras produzem alfa-latrotoxinas, substância esta que toma conta do sistema nervoso central das vítimas, dominando-o.

“Se se for picado por uma viúva negra, a alfa-latrotoxina viajará para as regiões pré-sinápticas dos neurónios e insere-se a si própria na membrana. Isto provoca que todas as vesículas dos neurónios despejem todos os seus neuro-transmissores. E isso é o que é mesmo doloroso”, explica Jessica Garb, uma das autoras do estudo, citada pelo ScienceDaily.

Isto é o mesmo que dizer que a alfa-latrotoxina obriga os nervos a libertarem todos os seus sinais químicos ao mesmo tempo, inundando o sistema nervoso central e causando uma dor extrema.

No âmbito do estudo, foi analisada a genética das aranhas e a composição do seu veneno, bem como outros factores, e concluiu-se ainda que as viúvas negras constroem teias mais fortes do que as aranhas comuns que lhes permitem prender presas maiores.

Os cientistas consideram que este é, contudo, apenas o início das imensas descobertas que esperam encontrar em torno das míticas e complexas viúvas negras.

tomgehrke / Flickr

As viúvas negras constroem teias mais fortes do que as aranhas comuns

As viúvas negras constroem teias mais fortes do que as aranhas comuns

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …