Cientistas descobrem por acaso proteína que pode curar todos os cancros

Imperial College of London

Células T com proteína LEM

Células T com proteína LEM

Uma equipa de cientistas ingleses encontrou, por acaso, uma proteína que pode ajudar a curar todos os tipos de cancro. A expectativa é poder testá-la, nos humanos, dentro de três anos.

Esta proteína, desconhecida até agora e designada por LEM – Lymphocyte Expansiona Molecule, ou seja, Molécula de Expansão de Linfócitos, actua reforçando o sistema imunitário, habilitando-o a enfrentar o cancro.

Quando um cancro surge, a LEM promove a multiplicação das células T ou linfócitos T, que são decisivas para o bom funcionamento do sistema imunitário. Quando se verifica uma infecção ou um cancro em estado avançado, estas células T não conseguem reproduzir-se em quantidades suficientes para combater o problema, situação que é garantida com a tal proteína LEM.

descoberta foi feita por um grupo de investigadores do Imperial College, de Londres, no Reino Unido, mas também envolveu cientistas da Universidade Queen Mary de Londres, do ETH Zurich e da Escola de Medicina de Harvard.

Após seis anos de investigação, a proteína foi descoberta quase por acaso, durante a realização de testes em laboratório com ratos com mutações genéticas.

A equipa de investigadores está agora a tentar desenvolver uma terapia genética baseada nesta proteína, para poder actuar no tratamento do cancro.

“Se tudo correr bem, esperamos estar prontos a começar testes em humanos dentro de três anos”, explica o professor Philip Ashton-Rickardt, do departamento de Imunologia da Faculdade de Medicina do Imperial College, citado no site oficial da Universidade britânica.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. 3 anos que serão uns 10 ou mais..Afinal enganaram-se…E as fundações da luta contra o cancro depois iam viver do quê? Os peditórios…as receitas para investigação…as farmacêuticas…os triliões á volta disso como é? A cura já deve estar descoberta á muito tempo… pelo menos desde 1982 segundo a reportagem sobre a tal clínica da Alemanha que foi logo refutada pelos crânios de oncologia cá do nosso burgo…ui iam-lhes acabar com o taxo, E ainda vão ter outro problema para resolver…A desembargo e a abertura de Cuba onde também existe um grande desenvolvimento a nível de medicinal e também sobre o cancro

    • Infelizmente tive de fazer o funeral da pessoa mais importante da minha vida e acompanhei todo o processo hospitalar que, em portugal, não passa de arrumar os pacientes para um canto, carregar na morfina para os despachar depressa para a morgue.
      Os médicos incompetentes apoiados por enfermeiros carniceiros… eis o nosso sistema de saúde.
      Depois de apresentar queixa por causa das situações horríveis que testemunhei, essa matilha ladra em uníssono para protegerem a pele e dizem que lamentam muito, mas a culpa é do “sistema”.
      Essa história do cancro é melhor que o euromilhões para o sector da saúde, quando um dia resolverem esse problema, estejam descansados que eles arranjam outro para substituir a mama.

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …