Descobertos na Lua poços de gelo que podem permitir vida humana

NASA

A face oculta da Lua: foto obtida em 1968 pela missão Apollo 8

A descoberta é de grande interesse, porque pode abrir portas à extração de gelo subterrâneo do satélite natural da Terra.

Poços descobertos na passada quarta-feira dentro de uma cratera perto do Pólo Norte da Lua poderiam ser cruciais para a criação de uma colónia humana na superfície lunar, de acordo com as últimas investigações.

A nova descoberta feita no solo da cratera Philolaus é de grande interesse, não apenas por ser recente, já que permitiria estudos sobre a evolução recente da Lua, mas também porque pode abrir portas à extração de gelo subterrâneo lunar a futuros exploradores, que poderiam abastecer-se com água, avança a RT.

Cientistas do Instituto SETI e do Instituto Mars, organizações sem fins lucrativos que investigam as origens da vida no universo, estão a explorar a teoria de que os poços lunares são, na verdade, entradas para uma rede subterrânea de tubos de lava.

No interior, a equipa acredita que há grandes depósitos de gelo, que os futuros exploradores poderiam um dia extrair em vez de ter que cavar através da superfície da Lua.

As imagens de maior resolução não permitem que os poços se identifiquem como “clarabóias” de tubos de lava com uma 100% de certezas, mas estamos a considerar o seu tamanho, forma, condições de iluminação e configuração geológica“, explicou Pascal Lee, cientista planetário do SETI e Instituto Mars, sobre as imagens recentemente publicadas.

Durante a investigação, os cientistas descobriram que muitos dos poços estão localizados ao largo de um caminho de canais subterrâneos, conhecidos como riscas curvas, que atravessam o solo da cratera, túneis que se acredita terem sido formadas durante antigos fluxos de lava basáltica.

Lee espera que uma exploração mais profunda possa ajudar a verificar se estes poços são verdadeiras clarabóias de lava e se realmente contêm gelo. “É uma possibilidade emocionante que uma nova geração de astronautas de espeleologia ou robôs espeleólogos poderiam ajudar a resolver”, comenta o perito.

“A descoberta é apaixonante e oportuna, já que nos estamos a preparar para voltar à Lua. Também nos lembra que a nossa exploração dos planetas não se limita à sua superfície, mas que deve estender-se aos seus misteriosos interiores”, comenta Bill Diamond, presidente do Instituto SETI.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por cá temos mais do que isso e no entanto parece a humanidade estar empenhada em acabar com tudo não sei se talvez com a ilusão de tudo recomeçar de novo!.

RESPONDER

Nem senhoras, nem senhores. Japan Airlines vai abolir expressões de género

A habitual saudação "senhoras e senhores" da companhia aérea japonesa vai ser substituída por saudações neutras relativamente ao género como, por exemplo, "bom dia" e "boa noite". Segundo o jornal The Telegraph, a Japan Airlines vai …

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …