Cientistas descobrem planta na Antártida que pode servir como filtro solar

(dr) uestatales.cl

Gustavo Zúñiga, decano da Facultade de Química e Biologia da Universidade de Santiago

Gustavo Zúñiga, decano da Facultade de Química e Biologia da Universidade de Santiago

Um grupo de cientistas da Universidade de Santiago, no Chile, descobriu que uma espécie de planta na Antártida possui moléculas que actuam como filtro solar, que poderia ser utilizado para proteger a pele de seres humanos.

Em entrevista à Agência EFE, o pesquisador Gustavo Zúñiga, da Faculdade de Química e Biologia da Universidade de Santiago, explicou que foi possível demonstrar que a espécie de planta descoberta tem “a capacidade de proteger macromoléculas como o DNA, que é parte fundamental da célula, do dano que a radiação ultravioleta provoca”.

Segundo Zúñiga, a descoberta permitirá utilizar a planta para desenvolver protetores solares com moléculas que são naturais, muito eficientes e com mais vantagens se comparadas com os filtros que usam compostos químicos. “Alguns filtros usam substâncias químicas sintéticas que têm alguns efeitos negativos para o consumidor”, destacou.

A Colobanthus quitensis apresenta um mecanismo de filtro solar natural, que desenvolve como forma de defesa para resistir ao ambiente extremo em que vive na Antártida.

Liam Quinn / WIkimedia

Colobanthus quitensis, ou Sagina da Antártida

Colobanthus quitensis, ou Sagina da Antártida

Ao contrário de outros locais do planeta, onde os organismos estão expostos de forma mais constante à radiação ultravioleta, na Antártida a radiação concentra-se, aumentando na primavera e no verão – altura em que as plantas passam de totalmente protegidas pela neve para completamente expostas.

Os raios ultravioletas são prejudiciais a nível celular e através destas moléculas a planta evita ser afectada, até com altos níveis de radiação ultravioleta, particularmente na primavera-verão”, indicou Zúñiga.

Os científicos tinham instalado há quatro anos um laboratório na Universidade de Santiago que tentava recriar as condições climáticas da Antártida, onde, “por acaso”, as temperaturas eram mais altas do que as da Antártida. Mas, admitiu Zúñiga, isso permitiu descobrir que as plantas cresciam mais rapidamente.

O crescimento da planta permite fazer uma produção em escala e cultivá-la de forma contínua, ao contrário do que acontece na forma tradicional, em que é preciso esperar um certo período do ano para colher o material.

Desta forma, o cientista espera poder criar, num futuro não muito distante, um protótipo do protector solar que possa ser utilizado por empresas para comercializar a descoberta.

// EFE

RESPONDER

Governo indiano suspende 4 engenheiros após acidente de comboio com 21 mortos

O governo da Índia suspendeu quatro engenheiros e concedeu uma "licença" a outros três altos funcionários após o descarrilamento de um comboio, que provocou 21 mortos e deixou 203 feridos no norte do país no …

Polícia catalã identifica autor do atentado de Barcelona. Buscas alargadas a toda a Europa

A identidade do condutor da carrinha que vitimou mortalmente 13 pessoas nas Ramblas, em Barcelona, e deixou mais de 100 feridos, foi divulgada pela polícia espanhola. O marroquino de 22 anos é procurado por toda …

Neonazis estão a fazer testes de ADN (e a ficar furiosos com os resultados)

Nunca foi tão fácil ou tão barato conseguir um teste de ascendência genética. Mas nem sempre os seus resultados agradam a quem os pede. A facilidade e baixo preço dos GAT, os testes de ascendência genética …

Tratamento para a calvície com células estaminais deu certo

Um novo estudo acaba de renovar a esperança para todos os calvos, carecas, e jovens que estão a começar a perder os cabelos. Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram duas drogas experimentais, a RCGD423 e UK5099, …

Português com problemas psiquiátricos abatido pela polícia francesa

Tinha cerca de cinquenta anos e era conhecido da polícia, pois já tinha provocado desacatos. Segundo a rádio France Bleu, o português sofria de problemas psiquiátricos. A fatalidade ocorreu este sábado no bairro Kennedy, em Châlette-sur-Loing, …

Erro de operação obrigou a isolar área internacional do Aeroporto de Lisboa

A área internacional do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi hoje isolada depois de um erro de operação envolvendo o desembarque de passageiros de um voo proveniente de Dacar, Senegal, informou fonte do Ministério da …

Chegou o dia do Grande Eclipse Solar (e vamos todos pesar um quilo a menos)

O Eclipse Solar desta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, é um dos eventos mais esperados dos últimos anos. Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país. Em Portugal, assistiremos …

Morreu Jerry Lewis

O humorista, ator, realizador, produtor e argumentista Jerry Lewis, de 91 anos, um dos mais célebres comediantes da década de 1950, morreu hoje em Las Vegas, no Estado do Nevada, anunciou o seu agente. Vedeta da …

Isabel II não tem qualquer intenção de ceder o trono ao príncipe Carlos

A rainha Isabel II de Inglaterra não tem nenhuma intenção de ceder o trono ao seu primogénito, o príncipe Carlos, herdeiro ao trono, segundo revelou este domingo o jornal "The Sunday Times", citando fontes próximas …

FC Porto vs Moreirense | Aboubakar, bakar, bakar

O FC Porto recebeu e venceu o Moreirense por esclarecedores 3-0, igualando Benfica, Sporting e Rio Ave no topo da tabela classificativa. Vincent Aboubakar foi o herói da noite ao apontar os três golos dos …