Cientistas descobrem planta na Antártida que pode servir como filtro solar

(dr) uestatales.cl

Gustavo Zúñiga, decano da Facultade de Química e Biologia da Universidade de Santiago

Gustavo Zúñiga, decano da Facultade de Química e Biologia da Universidade de Santiago

Um grupo de cientistas da Universidade de Santiago, no Chile, descobriu que uma espécie de planta na Antártida possui moléculas que actuam como filtro solar, que poderia ser utilizado para proteger a pele de seres humanos.

Em entrevista à Agência EFE, o pesquisador Gustavo Zúñiga, da Faculdade de Química e Biologia da Universidade de Santiago, explicou que foi possível demonstrar que a espécie de planta descoberta tem “a capacidade de proteger macromoléculas como o DNA, que é parte fundamental da célula, do dano que a radiação ultravioleta provoca”.

Segundo Zúñiga, a descoberta permitirá utilizar a planta para desenvolver protetores solares com moléculas que são naturais, muito eficientes e com mais vantagens se comparadas com os filtros que usam compostos químicos. “Alguns filtros usam substâncias químicas sintéticas que têm alguns efeitos negativos para o consumidor”, destacou.

A Colobanthus quitensis apresenta um mecanismo de filtro solar natural, que desenvolve como forma de defesa para resistir ao ambiente extremo em que vive na Antártida.

Liam Quinn / WIkimedia

Colobanthus quitensis, ou Sagina da Antártida

Colobanthus quitensis, ou Sagina da Antártida

Ao contrário de outros locais do planeta, onde os organismos estão expostos de forma mais constante à radiação ultravioleta, na Antártida a radiação concentra-se, aumentando na primavera e no verão – altura em que as plantas passam de totalmente protegidas pela neve para completamente expostas.

Os raios ultravioletas são prejudiciais a nível celular e através destas moléculas a planta evita ser afectada, até com altos níveis de radiação ultravioleta, particularmente na primavera-verão”, indicou Zúñiga.

Os científicos tinham instalado há quatro anos um laboratório na Universidade de Santiago que tentava recriar as condições climáticas da Antártida, onde, “por acaso”, as temperaturas eram mais altas do que as da Antártida. Mas, admitiu Zúñiga, isso permitiu descobrir que as plantas cresciam mais rapidamente.

O crescimento da planta permite fazer uma produção em escala e cultivá-la de forma contínua, ao contrário do que acontece na forma tradicional, em que é preciso esperar um certo período do ano para colher o material.

Desta forma, o cientista espera poder criar, num futuro não muito distante, um protótipo do protector solar que possa ser utilizado por empresas para comercializar a descoberta.

// EFE

RESPONDER

Ministro da Educação teve alta hospital com agenda condicionada

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, teve esta sexta-feira alta hospitalar depois de quatro dias de internamento, ficando com a agenda da próxima semana condicionada por indicação médica, disse à Lusa fonte oficial. Tiago Brandão …

ONU veta prolongamento da investigação ao uso de armas químicas na Síria

A Rússia vetou, esta quinta-feira, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, um projeto de resolução para prolongar uma investigação sobre o uso de armas químicas na Síria. Segundo o Expresso, o projeto de resolução, apresentado …

Guerra luso-australiana pelo "petróleo branco" chega a tribunal

A empresa portuguesa Lusorecursos e a australiana Novo Lítio passaram de parceiras no negócio do lítio a "inimigas", travando uma dura batalha judicial pela exploração daquele que é visto como o "petróleo branco". A disputa entre …

Acabámos de enviar uma mensagem para o espaço à espera que os ETs nos descubram

Astrónomos do SETI criaram o METI, Messaging Extraterrestrial Intelligence, cujo objetivo é enviar uma mensagem para o espaço, sob a forma de ondas de rádio, na esperança de que os ETs a perceba - e …

Moscovo nega interferência na Catalunha e deixa aviso a Madrid

Socialistas espanhóis querem que a vice-presidente do governo, Soraya Sáenz de Santamaría, explique no Congresso as denúncias de alegadas interferências estrangeiras, nomeadamente da Rússia, no processo independentista catalão. Moscovo nega as acusações. De acordo com o …

Alcoolímetro fora do prazo iliba condutora apanhada com excesso de álcool

Uma auxiliar de acção médica aposentada foi absolvida do crime de condução em estado de embriaguez, após ter acusado 2,23 gramas de álcool por litro de sangue, porque o prazo de validade da aprovação do …

"Já só há água para 10 dias": Nelas, Mangualde, Viseu e Penalva vão declarar estado de emergência

O presidente da câmara de Nelas, em Viseu, José Borges da Silva, fala numa "situação de calamidade na região" e assume que vai declarar, ainda hoje, estado de emergência. Mangualde, Viseu e Penalva devem seguir …

"A memória é curta". Isabel dos Santos despede-se da Sonangol

A empresária Isabel dos Santos garante que reduziu a dívida financeira da estatal Sonangol em 6.000 milhões de dólares (5.100 milhões de euros) e que deixa pronto um financiamento "essencial" de 2.000 milhões de dólares, …

PJ não encontra provas dos tiros que PSP alega ter trocado com assaltantes

A PSP alega ter trocado vários tiros com os assaltantes que estão na base da morte, por engano, de uma mulher de 36 anos, atingida no pescoço por uma bala de um agente, mas a …

O famigerado Charles Manson está hospitalizado em estado grave

O assassino em série Charles Manson, a cumprir pena de prisão perpétua na Califórnia, foi hospitalizado no hospital de Bakersfield em estado grave. Este ano, é a segunda vez que o assassino é internado. Segundo o …