Cientistas descobrem peixe “sem cara” que não era visto há mais de um século

Um estranho peixe “sem cara” que não era visto há mais de um século foi redescoberto durante uma expedição a fossas oceânicas na costa leste da Austrália, nunca antes exploradas.

O animal, encontrado a uma profundidade de 4 mil metros, tem certas características peculiares como narinas e boca, mas sem um rosto propriamente definido.

“Este pequeno peixe é fantástico porque a boca está situada na parte de baixo do animal, por isso quando olhamos pelos lados não conseguimos ver os olhos, as guelras e a boca”, afirmou o cientista Tim O’Hara, líder da missão, ao jornal The Guardian.

Segundo o especialista, esta é a primeira vez que o peixe “sem cara” é visto desde que foi descoberto por um navio britânico perto de Papua Nova Guiné, em 1873.

A nova espécie é apenas uma das várias descobertas da missão liderada pelo Museu Victória e a Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (CSIRO) – com 27 cientistas, 13 técnicos e 20 membros da tripulação – que começou no dia 15 de maio e termina no dia 16 de junho.

Os especialistas têm lançado diariamente para as fossas oceânicas um cabo com 8 quilómetros de cumprimento para recolher amostras de animais e sedimentos, no qual anexaram uma câmara para registar o que está a acontecer nas águas profundas.

As várias descobertas incluíram caranguejos de rocha vermelha brilhante, estrelas de mar bioluminescentes e aranhas gigantes do mar.

“Cerca de um terço das espécies encontradas são totalmente novas para a ciência. Não são tão espetaculares como o peixe sem cara, mas há muitas minhocas, caranguejos e outras coisas que ninguém tinha visto até hoje”, afirmou O’Hara.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de ver o peixe, vivo. É uma pena que a tecnologia actual ainda tenha de matar tantos seres vivos para os estudar.

    • Muitas dessas experiencias ajudam no conhecimento cientifico que permitem curas significativas em humanos e animais. Todavia, os ativistas gostam sempre de tirar as conclusões pelo lado pior.

RESPONDER

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …