Cientistas descobrem peixe “sem cara” que não era visto há mais de um século

Um estranho peixe “sem cara” que não era visto há mais de um século foi redescoberto durante uma expedição a fossas oceânicas na costa leste da Austrália, nunca antes exploradas.

O animal, encontrado a uma profundidade de 4 mil metros, tem certas características peculiares como narinas e boca, mas sem um rosto propriamente definido.

“Este pequeno peixe é fantástico porque a boca está situada na parte de baixo do animal, por isso quando olhamos pelos lados não conseguimos ver os olhos, as guelras e a boca”, afirmou o cientista Tim O’Hara, líder da missão, ao jornal The Guardian.

Segundo o especialista, esta é a primeira vez que o peixe “sem cara” é visto desde que foi descoberto por um navio britânico perto de Papua Nova Guiné, em 1873.

A nova espécie é apenas uma das várias descobertas da missão liderada pelo Museu Victória e a Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (CSIRO) – com 27 cientistas, 13 técnicos e 20 membros da tripulação – que começou no dia 15 de maio e termina no dia 16 de junho.

Os especialistas têm lançado diariamente para as fossas oceânicas um cabo com 8 quilómetros de cumprimento para recolher amostras de animais e sedimentos, no qual anexaram uma câmara para registar o que está a acontecer nas águas profundas.

As várias descobertas incluíram caranguejos de rocha vermelha brilhante, estrelas de mar bioluminescentes e aranhas gigantes do mar.

“Cerca de um terço das espécies encontradas são totalmente novas para a ciência. Não são tão espetaculares como o peixe sem cara, mas há muitas minhocas, caranguejos e outras coisas que ninguém tinha visto até hoje”, afirmou O’Hara.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de ver o peixe, vivo. É uma pena que a tecnologia actual ainda tenha de matar tantos seres vivos para os estudar.

    • Muitas dessas experiencias ajudam no conhecimento cientifico que permitem curas significativas em humanos e animais. Todavia, os ativistas gostam sempre de tirar as conclusões pelo lado pior.

RESPONDER

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …