Cientistas descobrem peixe que consegue reconhecer e recordar rostos

Chrumps / Wikimedia

Toxotes jaculatrix, o peixe que consegue reconhecer e recordar rostos humanos

Toxotes jaculatrix, o peixe que consegue reconhecer e recordar rostos humanos

Apesar dos peixes serem considerados seres não muito inteligentes, um peixinho tropical mostrou que talvez estes vertebrados aquáticos não são assim tão “inúteis”.

Um novo estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que o Toxotes jaculatrix consegue distinguir rostos humanos.

Esta espécie, também conhecida por “peixe arqueiro”, pode ser encontrada em países como a Indonésia, a Austrália e a Papua-Nova Guiné. Esta é a primeira vez que tal capacidade foi observada neste tipo de animal.

De facto, investigações anteriores tinham mostrado que alguns animais – como cavalos, vacas, cães e até pombos – conseguiam concluir essa tarefa com sucesso.

A verdade é que, ao contrário desta espécie, todos estes animais possuem um neocórtex, ou seja, uma parte do cérebro que contém uma região de processamento visual.

Ao utilizar este peixe, os investigadores queriam perceber se um animal com um cérebro mais simples poderia identificar rostos.

A equipa decidiu utilizar este peixe tropical como cobaia, uma vez que é uma espécie conhecida por depender da visão para detetar as suas presas e, de seguida, cuspir jatos de água para as derrubar.

Os cientistas treinaram então este animal para que soltasse o seu poderoso jato quando quisesse selecionar a imagem “correta” de um rosto humano na tela do computador.

“Leva algum tempo para treinar peixes mas é muito semelhante a treinar um cão. Para treinar um cão a sentar-se damos um biscoito. Da mesma forma, este peixe naturalmente cospe nas coisas e podemos reforçar este comportamento natural alimentando-o quando atinge a imagem que queremos”, explica a zoologista Cait Newport.

Os peixes não só foram capazes de acertar o rosto desejado várias vezes, como também identificaram a face mesmo que esta tivesse sofrido algumas alterações como, por exemplo, no formato da cabeça.

Os resultados mostraram uma precisão de 81%, número que cresceu ainda mais numa segunda experiência com imagens coloridas e mais brilhantes.

Além disso, os peixes conseguiram recordar os rostos, o que mostra que “têm uma memória impressionante para imagens detalhadas, que duram muito mais do que três segundos”, acrescentou o zoologista.

ZAP / Hypescience / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …