Cientistas descobrem peixe que consegue reconhecer e recordar rostos

Chrumps / Wikimedia

Toxotes jaculatrix, o peixe que consegue reconhecer e recordar rostos humanos

Toxotes jaculatrix, o peixe que consegue reconhecer e recordar rostos humanos

Apesar dos peixes serem considerados seres não muito inteligentes, um peixinho tropical mostrou que talvez estes vertebrados aquáticos não são assim tão “inúteis”.

Um novo estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que o Toxotes jaculatrix consegue distinguir rostos humanos.

Esta espécie, também conhecida por “peixe arqueiro”, pode ser encontrada em países como a Indonésia, a Austrália e a Papua-Nova Guiné. Esta é a primeira vez que tal capacidade foi observada neste tipo de animal.

De facto, investigações anteriores tinham mostrado que alguns animais – como cavalos, vacas, cães e até pombos – conseguiam concluir essa tarefa com sucesso.

A verdade é que, ao contrário desta espécie, todos estes animais possuem um neocórtex, ou seja, uma parte do cérebro que contém uma região de processamento visual.

Ao utilizar este peixe, os investigadores queriam perceber se um animal com um cérebro mais simples poderia identificar rostos.

A equipa decidiu utilizar este peixe tropical como cobaia, uma vez que é uma espécie conhecida por depender da visão para detetar as suas presas e, de seguida, cuspir jatos de água para as derrubar.

Os cientistas treinaram então este animal para que soltasse o seu poderoso jato quando quisesse selecionar a imagem “correta” de um rosto humano na tela do computador.

“Leva algum tempo para treinar peixes mas é muito semelhante a treinar um cão. Para treinar um cão a sentar-se damos um biscoito. Da mesma forma, este peixe naturalmente cospe nas coisas e podemos reforçar este comportamento natural alimentando-o quando atinge a imagem que queremos”, explica a zoologista Cait Newport.

Os peixes não só foram capazes de acertar o rosto desejado várias vezes, como também identificaram a face mesmo que esta tivesse sofrido algumas alterações como, por exemplo, no formato da cabeça.

Os resultados mostraram uma precisão de 81%, número que cresceu ainda mais numa segunda experiência com imagens coloridas e mais brilhantes.

Além disso, os peixes conseguiram recordar os rostos, o que mostra que “têm uma memória impressionante para imagens detalhadas, que duram muito mais do que três segundos”, acrescentou o zoologista.

ZAP / Hypescience / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …

Contribuintes têm até esta terça-feira para validar faturas (e podem valer até 2.500 euros no IRS)

Os contribuintes que, no ano passado, colocaram o seu NIF em faturas devem verificar se todas estão corretamente associadas à tipologia de despesas a que correspondem para efeitos de IRS, terminando esta terça-feira o prazo …

Plácido Domingo diz "assumir toda a responsabilidade dos seus erros"

O tenor também desistiu de se apresentar na Ópera Metropolitana de Nova Iorque, enquanto outras óperas americanas cancelaram as suas atuações, que no entanto continuam na Europa. O tenor espanhol Plácido Domingo, acusado nos Estados Unidos …

Até as "couves ficam pretas". Aterro em Valongo que recebe lixo do estrangeiro gera indignação

Os moradores de Sobrado, em Valongo, realizaram mais um protesto contra o aterro local que recebe lixo de todo o país e de países estrangeiros também. Queixam-se do cheiro nauseabundo, das pragas de mosquitos e …

Evolução "muito positiva". Atribuição de pensões de velhice está a demorar 134 dias

Em média, a Segurança Social está a demorar 134 dias (cerca de quatro meses e 15 dias) a atribuir pensões de velhice, avança o jornal Eco. Em entrevista ao diário de economia, o secretário de …

Ninguém quer ser professor? Mestrados em Ensino sem candidatos

Os mestrados em Ensino, que preparam futuros docentes para o terceiro ciclo e Ensino Secundário, têm cada vez menos inscritos e alguns até já fecharam por falta de candidatos, revela uma reportagem da Rádio Renascença. …