Cientistas descobrem peixe que consegue reconhecer e recordar rostos

Chrumps / Wikimedia

Toxotes jaculatrix, o peixe que consegue reconhecer e recordar rostos humanos

Toxotes jaculatrix, o peixe que consegue reconhecer e recordar rostos humanos

Apesar dos peixes serem considerados seres não muito inteligentes, um peixinho tropical mostrou que talvez estes vertebrados aquáticos não são assim tão “inúteis”.

Um novo estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que o Toxotes jaculatrix consegue distinguir rostos humanos.

Esta espécie, também conhecida por “peixe arqueiro”, pode ser encontrada em países como a Indonésia, a Austrália e a Papua-Nova Guiné. Esta é a primeira vez que tal capacidade foi observada neste tipo de animal.

De facto, investigações anteriores tinham mostrado que alguns animais – como cavalos, vacas, cães e até pombos – conseguiam concluir essa tarefa com sucesso.

A verdade é que, ao contrário desta espécie, todos estes animais possuem um neocórtex, ou seja, uma parte do cérebro que contém uma região de processamento visual.

Ao utilizar este peixe, os investigadores queriam perceber se um animal com um cérebro mais simples poderia identificar rostos.

A equipa decidiu utilizar este peixe tropical como cobaia, uma vez que é uma espécie conhecida por depender da visão para detetar as suas presas e, de seguida, cuspir jatos de água para as derrubar.

Os cientistas treinaram então este animal para que soltasse o seu poderoso jato quando quisesse selecionar a imagem “correta” de um rosto humano na tela do computador.

“Leva algum tempo para treinar peixes mas é muito semelhante a treinar um cão. Para treinar um cão a sentar-se damos um biscoito. Da mesma forma, este peixe naturalmente cospe nas coisas e podemos reforçar este comportamento natural alimentando-o quando atinge a imagem que queremos”, explica a zoologista Cait Newport.

Os peixes não só foram capazes de acertar o rosto desejado várias vezes, como também identificaram a face mesmo que esta tivesse sofrido algumas alterações como, por exemplo, no formato da cabeça.

Os resultados mostraram uma precisão de 81%, número que cresceu ainda mais numa segunda experiência com imagens coloridas e mais brilhantes.

Além disso, os peixes conseguiram recordar os rostos, o que mostra que “têm uma memória impressionante para imagens detalhadas, que duram muito mais do que três segundos”, acrescentou o zoologista.

ZAP / Hypescience / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …