Cientistas descobrem hormona no cérebro que ativa perda de gordura

Uma equipa de biólogos do Instituto de Pesquisa Scripps, nos Estados Unidos, identificou uma hormona cerebral que avisa o corpo para queimar gordura no intestino.

De acordo com Supriya Srinivasan, uma das investigadoras do estudo, embora já se soubesse que o neurotransmissor serotonina podia conduzir à perda de gordura, não se sabia exatamente como.

Para responder a essa questão, a equipa fez algumas experiências com vermes C. elegans, frequentemente usados neste tipo de investigação uma vez que os seus cérebros produzem muitas das mesmas moléculas de sinalização que os dos seres humanos.

Os cientistas retiraram os genes desses vermes para ver se poderiam interromper o processo entre a serotonina cerebral e a perda de gordura. Ao testar um gene depois do outro, esperavam encontrar o gene sem o qual a perda de gordura não ocorreria.

Este processo de eliminação levou-os a um gene que codifica um neuropeptídeo chamado FLP-7. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

No caminho certo

Curiosamente, os cientistas descobriram que a versão do FLP-7 dos mamíferos foi identificada há 80 anos como um peptídeo que desencadeava contrações musculares em intestinos de porco.

Na altura, os investigadores acharam que era uma hormona que ligava o cérebro ao intestino, mas ninguém percebeu que este neuropeptídeo também se ligava ao metabolismo da gordura.

O próximo passo da nova investigação foi determinar se este FLP-7 estava diretamente ligado aos níveis de serotonina no cérebro.

A principal autora do estudo, Lavinia Palamiuc, liderou esse esforço ao marcar o FLP-7 com uma proteína fluorescente vermelha para que pudesse ser visualizado nos vermes transparentes.

Os investigadores descobriram como todo o processo funciona: um circuito neural no cérebro produz serotonina em resposta a sinais sensoriais, tal como a disponibilidade de alimentos. Isso sinaliza outro conjunto de neurónios para começar a produzir o FLP-7, libertado no cérebro em resposta a elevados níveis de serotonina.

De seguida, o FLP-7 percorre o sistema circulatório e ativa um recetor nas células intestinais, para que os intestinos comecem a transformar a gordura em energia.

Perda de gordura sem efeitos colaterais

A hormona cerebral estimula especificamente e de forma seletiva o metabolismo de gordura, sem qualquer efeito sobre a ingestão de alimentos. Por isso, os investigadores decidiram testar as consequências da manipulação dos níveis de FLP-7.

Embora o aumento da serotonina possa ter um grande impacto na ingestão de alimentos, no movimento e no comportamento reprodutivo de um animal, a equipa descobriu que o aumento dos níveis de FLP-7 não trouxe quaisquer efeitos colaterais óbvios – os vermes continuaram a funcionar normalmente enquanto simplesmente queimavam mais gordura.

Esta descoberta deve encorajar futuras pesquisas sobre como os níveis de FLP-7 podem ser regulados sem causar efeitos colaterais em seres humanos.

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …