Cientistas descobrem como vencer no pedra-papel-tesoura

Sharon Drummond / Flickr

-

É do conhecimento geral que as probabilidades de se vencer um adversário num simples jogo de pedra-papel-tesoura é de um em três, dependendo apenas de se fazer a escolha certa no último momento possível. Trata-se, à partida, de um jogo de resultado aleatório.

Porém, de acordo com um novo estudo, as pessoas não jogam este jogo de forma aleatória. Quem normalmente consegue vencer, mantém a sua estratégia. Por outro lado, os que habitualmente perdem passam para outra acção, esperando com ela vencer . O truque para vencer o oponente pode estar relacionado com o antecipar os movimentos do jogador, e não agir depois dele.

A estratégia foi revelada na Universidade de Zhejiang, na China, durante um torneio intensivo de pedra-papel-tesoura, e está documentada no Arxiv.

Para testar a nova possibilidade, 360 estudantes universitários foram divididos em grupos de seis, tendo cada um jogado 300 rondas. Como seria de esperar, em média, todos os jogadores utilizaram cada uma das três opções na mesma proporção.

No entanto, os cientistas detectaram um padrão de comportamento: de cada vez que um jogador saía vencedor de uma ronda, repetia o símbolo da vitória nas rondas seguintes. Pelo contrário, quando um estudante perdia, alterava o símbolo, normalmente pela ordem do nome do jogo. Ou seja, se usava a pedra e perdia, na vez seguinte usava o símbolo correspondente ao papel.

Esta teoria deita por terra todo o conceito de jogo aleatório, mas se a tivermos em mente, podemos ganhar mais vezes.

Só temos de nos lembrar que os vencedores tendem a manter na ronda seguinte o símbolo utilizado na vitória; os vencidos tendem a alterá-lo.

Não acredita?! Testar a estratégia, supostamente vencedora, é simples, basta desafiar alguém e jogar.

Pedra-papel-tesoura?

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Trump obriga grupo chinês a vender operações do TikTok nos EUA

O Presidente norte-americano deu, na sexta-feira, 90 dias ao grupo chinês ByteDance para vender as suas operações do TikTok nos Estados Unidos, segundo um decreto presidencial assinado por Donald Trump. Trump tem acusado nos últimos meses, …

Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo …

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …