Cientistas descobrem como vencer no pedra-papel-tesoura

Sharon Drummond / Flickr

-

É do conhecimento geral que as probabilidades de se vencer um adversário num simples jogo de pedra-papel-tesoura é de um em três, dependendo apenas de se fazer a escolha certa no último momento possível. Trata-se, à partida, de um jogo de resultado aleatório.

Porém, de acordo com um novo estudo, as pessoas não jogam este jogo de forma aleatória. Quem normalmente consegue vencer, mantém a sua estratégia. Por outro lado, os que habitualmente perdem passam para outra acção, esperando com ela vencer . O truque para vencer o oponente pode estar relacionado com o antecipar os movimentos do jogador, e não agir depois dele.

A estratégia foi revelada na Universidade de Zhejiang, na China, durante um torneio intensivo de pedra-papel-tesoura, e está documentada no Arxiv.

Para testar a nova possibilidade, 360 estudantes universitários foram divididos em grupos de seis, tendo cada um jogado 300 rondas. Como seria de esperar, em média, todos os jogadores utilizaram cada uma das três opções na mesma proporção.

No entanto, os cientistas detectaram um padrão de comportamento: de cada vez que um jogador saía vencedor de uma ronda, repetia o símbolo da vitória nas rondas seguintes. Pelo contrário, quando um estudante perdia, alterava o símbolo, normalmente pela ordem do nome do jogo. Ou seja, se usava a pedra e perdia, na vez seguinte usava o símbolo correspondente ao papel.

Esta teoria deita por terra todo o conceito de jogo aleatório, mas se a tivermos em mente, podemos ganhar mais vezes.

Só temos de nos lembrar que os vencedores tendem a manter na ronda seguinte o símbolo utilizado na vitória; os vencidos tendem a alterá-lo.

Não acredita?! Testar a estratégia, supostamente vencedora, é simples, basta desafiar alguém e jogar.

Pedra-papel-tesoura?

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Carrinhas comerciais perdem isenção e voltam a pagar ISV

Os veículos comerciais beneficiam de uma isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV), mas vão perdê-la a partir do dia 1 de julho deste ano. Em causa estão, segundo avança o Jornal de Negócios, os automóveis ligeiros …

Médicos querem vacinar já quem teve covid há mais de 6 meses. DGS diz que recuperados “nunca estiveram esquecidos”

A Ordem dos Médicos defende que a vacinação de pessoas que pertencem a grupos prioritários e tiveram covid-19 há mais de seis meses deve avançar o quanto antes e não apenas no final de maio, …

Governo discute hoje "estatuto do artista", mas setor mantém as críticas

O Conselho de Ministros desta quinta-feira será dedicado “de forma transversal” à Cultura, conforme indiciou o primeiro-ministro. Numa altura em que este setor está significativamente fragilizado por efeito da crise pandémica, o Executivo deverá aprovar …

Há três portugueses na calha para substituir Espírito Santo no Wolverhampton

O Wolverhampton prepara uma possível saída de Nuno Espírito Santo e tem três portugueses na calha: Vítor Pereira, Bruno Lage e Rui Faria. Ultimamente tem-se falado muito da possibilidade de Nuno Espírito Santo abandonar o Wolverhampton …

PS, BE e CDS alargam direitos dos independentes. “Não é luz verde, é amarela”

As alterações às leis eleitorais têm aprovação garantida em plenário por maioria absoluta nesta quinta-feira. Independentes podem concorrer à Câmara e Assembleia Municipal com o mesmo nome, símbolo e sigla, mas não a todas as …

Aos 29 anos, "sucessor" de Mourinho estreia-se a vencer e faz história

Ryan Mason, o novo treinador interino do Tottenham, estreou-se a ganhar e tornou-se o treinador mais jovem da história da Premier League. Com a saída de José Mourinho do Tottenham, esta segunda-feira, Ryan Mason assumiu interinamente …

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …