O café pode ser o segredo para combater a obesidade e a diabetes

Uma equipa de cientistas do Reino Unido descobriu que o café ativa a “gordura castanha”, também conhecida como “gordura boa”, numa nova investigação que pode ter importantes implicações para combater a obesidade ou a diabetes.

A “gordura má”, designada por “gordura branca”, é responsável pelo armazenamento de calorias e aloja-se na barriga, anca e coxas, enquanto a “gordura castanha”, ou “gordura boa”, encontrada na zona do pescoço e ombros, ajuda a queimar calorias através de um processo que gera calor.

Num novo estudo, levado a cabo por cientistas da Universidade de Nottingham, a equipa descobriu que beber uma chávena de café ajuda o corpo humano a queimar calorias ao ativar a “gordura castanha”.

Ao aumentar a atividade do tecido adiposo castanho, melhora-se “o controlo do açúcar e os níveis de lípidos no sangue”, enquanto que “as calorias adicionais consumidas ajudam a perder peso”, explicou o fisiologista Michael Symonds, da Universidade de Nottingham, citado em comunicado da universidade do Reino Unido.

“Até agora, ninguém tinha encontrado uma forma adequada para estimular a atividade [da “gordura castanha”] em seres humanos”, apontou o cientista. A equipa liderada por Symonds foi capaz de detetar, através de instrumentos térmicos, que “algo como uma chávena de café pode ter um efeito direto sobre as nossas funções de ‘gordura castanha'”.

Sabendo que esta gordura se localiza em volta do pescoço, os cientistas conseguiram visualizar a atividade do tecido adiposo dos participantes do procedimento logo depois de estes terem ingerido a bebida, verificando assim se a “gordura castanha” aquecia.

Mecanismo pode ser chave para a obesidade e diabetes

O processo agora descoberto pode ser fundamental para tratar a obesidade e a diabetes a partir de uma nova abordagem, explicam ainda os cientistas.

Os cientistas levaram a cabo uma série de estudos com células em tubos de ensaio para verificar se a cafeína estimulava a gordura. Assim que encontraram a dose certa para estimular o mecanismo, aplicaram os testes em voluntários.

Apesar de os resultados que os investigadores consideram promissores, é ainda preciso confirmar se a cafeína é o ingrediente responsável por uma maior emissão de calor.

“Este é o primeiro estudo em seres humanos, que mostra que algo como uma chávena de café pode ter um efeito direto nas funções da nossa gordura castanha. As possíveis implicações dos resultados são grandes, uma vez que a obesidade é uma grande preocupação para a sociedade, e também temos uma epidemia crescente de diabetes. A ‘gordura castanha’ pode potencialmente ser parte da solução para os combater”, disse.

Os cientistas explicaram que este efeito do café poderia ser usado como parte de um sistema de controlo de peso ou num programa de regulação da glicose para a prevenção da diabetes. Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista científica especializada Nature Scientific Reports.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …