Cientistas descobrem acidentalmente como converter CO2 em combustível

A ideia de reaproveitar o dióxido de carbono e transformá-lo em combustível não é nova, mas ainda não tinha sido encontrada uma forma eficiente de o fazer. Agora, uma equipa de investigadores descobriu como converter o CO2 diretamente em etanol, um biocombustível.

Os cientistas do Departamento de Energia do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA, desenvolveram um processo eletroquímico onde manipulam o carbono e o convertem em etanol – assim, o CO2 passa a C2H6O.

Apesar de ser essencial à vida no planeta por ser um dos compostos principais para a fotossíntese, uma alta concentração de dióxido de carbono leva à poluição do ar e provoca um desequilíbrio do efeito estufa, elevando a temperatura da Terra.

Recentemente, o planeta atingiu os mais altos níveis de CO2 atmosférico dos últimos milhões de anos, e é bastante improvável que esse número diminua no futuro.

No entanto, com esta descoberta “acidental”, publicada na ChemistrySelect, os elevados níveis de dióxido de carbono poderão ser abrandados.

O processo ia ser testado como o primeiro passo na conversão de CO2 dissolvido na água, e os cientistas esperavam que fossem necessárias mais fases de conversão, mas o sistema fez “o trabalho todo” e produziu diretamente etanol.

Os cientistas desenvolveram um catalisador à base de cobre e carvão, que mede apenas 50 a 80 milionésimos de milímetros de altura.

Quando aplicaram uma corrente elétrica de apenas 1,2 volts, o catalisador converteu uma solução de CO2 dissolvido na água em etanol, com um rendimento de 63%.

“Descobrimos por acaso este material. Estávamos a tentar estudar o primeiro passo de uma reação, quando percebemos que o catalisador já estava a fazer toda a conversão por conta própria” afirmou um membro da equipa, Adam Rondinone.

Este processo de combustão usou uma pequena quantidade energia elétrica, e foi capaz de fazer a conversão simultaneamente – atingindo um rendimento elevado de etanol quando os cientistas esperavam um produto químico menos desejável, o metanol.

O novo sistema tem um grande potencial de industrialização em larga escala e pode ajudar a minimizar o impacto da utilização de combustíveis fósseis.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. No meu entender seria muito mais viável a descoberta se tivessem conseguido converter o CO2 em cerveja ou tintarol, teriam clientes assegurados e por outro lado não iria de novo voltar a poluir.

RESPONDER

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …

Uber quer comprar Free Now. Empresa norte-americana ofereceu mais de mil milhões

A Uber quer comprar a Free Now, o antigo MyTaxi, tendo oferecido mais de mil milhões de euros à BMW e Daimler para assumir o controlo da empresa. Segundo noticiou o Cinco Días, a imprensa alemã avançou …

Portugal ultrapassa barreira dos 3.000 casos diários. Quase 2.000 no Norte

Portugal regista esta quinta-feira 3.274 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico …

Neve em Roma

Polícia australiana investiga alegados pagamentos no julgamento do cardeal George Pell pelo Vaticano

A Polícia australiana revelou esta quarta-feira que recebeu informações do órgão de controlo de crimes financeiros sobre alegadas transferências de fundos do Vaticano durante o julgamento contra o cardeal George Pell, condenado por abuso sexual …