Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar.

A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a ideia de um holodeck: uma projeção holográfica 3D realista e imersiva de um ambiente completo com o qual você pode interagir e até tocar.

No século XXI, os hologramas já estão a ser usados de várias maneiras, como sistemas médicos, educação, arte, segurança e defesa. Os cientistas ainda estão a desenvolver maneiras de usar lasers, processadores digitais modernos e tecnologias de deteção de movimento para criar vários tipos diferentes de hologramas que podem mudar a maneira como interagimos.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Glasgow desenvolveu agora um sistema de hologramas através de uma nova tecnologia conhecida como Aerohaptics, criando sensações de toque com jatos de ar. Esses jatos de ar proporcionam uma sensação de toque nos dedos, mãos e pulsos das pessoas.

Com o tempo, isto poderia ser desenvolvido para permitir que você conhecesse um avatar virtual de um colega de trabalho do outro lado do mundo e sentisse o seu aperto de mão. Pode até ser o primeiro passo para construir algo como um holodeck.

Para criar esta sensação de toque, os cientistas usaram peças acessíveis e disponíveis comercialmente para emparelhar gráficos gerados por computador com jatos de ar cuidadosamente direcionados e controlados.

De certa forma, é um passo além da geração atual de realidade virtual, que geralmente requer um dispositivo para fornecer gráficos 3D e luvas inteligentes ou controladores de mão para fornecer feedback tátil, uma estimulação que parece um toque. A maioria das abordagens baseadas em dispositivos vestíveis limita-se a controlar o objeto virtual que está a ser exibido.

Controlar um objeto virtual não dá a sensação que você sente quando duas pessoas se tocam. A adição de uma sensação de toque artificial pode fornecer uma dimensão adicional sem a necessidade de usar luvas para sentir os objetos e, portanto, é muito mais natural.

Usando vidro e espelhos

Este novo estudo usa gráficos que fornecem a ilusão de uma imagem virtual 3D. É uma variação moderna de uma técnica de ilusão do século XIX conhecida como Pepper’s Ghost, que emocionou os espectadores de teatro vitoriano com visões do sobrenatural no palco.

O sistema usa vidro e espelhos para fazer uma imagem bidimensional parecer pairar no espaço sem a necessidade de qualquer equipamento adicional. E o feedback tátil é criado com nada além de ar.

Os espelhos que compõem o sistema são dispostos em forma de pirâmide com um lado aberto. Os utilizadores colocam as mãos pelo lado aberto e interagem com objetos gerados por computador que parecem estar a flutuar no espaço livre dentro da pirâmide. Os objetos são gráficos criados e controlados por um programa de software chamado Unity Game Engine, que costuma ser usado para criar objetos e mundos 3D em videojogos.

Uma das maneiras pelas quais os seus criadores demonstraram as capacidades do sistema Aerohaptic é com uma projeção interativa de uma bola de basquetebol, que pode ser tocada, rolada e driblada de maneira convincente. O feedback de toque dos jatos de ar do sistema também é modulado com base na superfície virtual da bola de basquetebol.

Um vislumbre do futuro

Embora não esperem oferecer uma experiência completa de holodeck de Star Trek num futuro próximo, os cientistas já estão a ir corajosamente em novas direções para adicionar funções adicionais ao sistema.

Em breve, eles esperam ser capazes de modificar a temperatura do fluxo de ar para permitir que os utilizadores sintam as superfícies quentes ou frias. Também estão a explorar a possibilidade de adicionar aromas ao fluxo de ar.

À medida que o sistema se expande e se desenvolve, espera-se que ele encontre usos numa ampla gama de setores. Proporcionar experiências de videojogos mais imersivas sem ter que usar equipamentos pesados é óbvio, mas também poderia permitir videoconferências mais convincentes.

Também pode ajudar os médicos a colaborar no tratamento dos pacientes e fazer com que os pacientes se sintam mais envolvidos e informados no processo. Os médicos podiam ver, sentir e discutir as características das células tumorais e mostrar aos pacientes os planos de um procedimento médico.

  ZAP // The Conversation

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixosos que queriam processar Vaticano por pedofilia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta terça-feira 24 queixosos que já tinham tentado perante tribunais belgas processar o Vaticano por atos de pedofilia cometidos por padres. O TEDH invocou em particular “a imunidade” …

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …