Cientistas cultivaram um cérebro humano em laboratório

Cientistas norte-americanos alegam ter conseguido fazer crescer em laboratório uma versão quase completa de um pequeno cérebro humano, — o que pode representar um avanço revolucionário no tratamento de doenças neurológicas.

Segundo o jornal britânico The Guardian, Rene Anand, investigador da Universidade Estadual do Ohio, nos EUA, conseguiu fazer crescer em laboratório um pequeno cérebro que, “embora sem consciência, tem uma maturidade semelhante à de um feto de cinco semanas”.

“Não apenas o nosso cérebro se parece com um cérebro normal em desenvolvimento, como também os seus diversos tipos de células apresentam todos os genes de um cérebro normal”, disse Anand, doutorado em Farmacologia e responsável pelo programa de investigação em Biologia Molecular e Genética do Cancro da universidade.

Com o tamanho de uma ervilha, o cérebro inclui múltiplos tipos de células, todas as principais regiões do cérebro e uma medula espinhal, mas carece de sistema vascular, explicou o investigador.

Foi desenvolvido a partir de células de pele humana e, segundo os cientistas, é o modelo de cérebro humano mais completo que se conhece até agora.

O trabalho de Anand foi apresentado esta terça-feira, em Fort Lauderdale, na Florida, durante o  MHSRS, Military Health System Research Symposium.

“O poder deste modelo de cérebro é um bom sinal para a saúde humana, porque nos dá melhores opções e dados mais relevantes para testar e desenvolver tratamentos, do que os que obtemos com roedores”, afirmou Anand.

The Ohio State University

O modelo de cérebro de Rene Anad tem o tamanho de uma ervilha mas todas as funções de um cérebro com a maturidade de 5 semanas

O modelo de cérebro de Rene Anad tem o tamanho de uma ervilha mas todas as funções de um cérebro com a maturidade de 5 semanas

Zameel Cader, neurologista do John Radcliffe Hospital, em Oxford, afirma que, apesar de este trabalho parecer muito excitante, é ainda cedo para julgar definitivamente o seu impacto no mundo da Medicina.

“Quando alguém faz uma descoberta tão extraordinário como esta, temos que ser cautelosos nas apreciações”, diz o neurologista.

Mas se o avanço anunciado por Anand se revelar de facto eficaz, podemos mesmo estar perante uma revolução no modo como certas doenças são tratadas.

“Se alguém tiver uma doença hereditária no cérebro, por exemplo, podemos recolher uma pequena amostra de células da pele”, explica Anand, “e fazer um pequeno cérebro a partir da amostra, igual ao do doente, para fazer testes e encontrar o tratamento“.

E dirão até muitos dos nossos leitores que conhecem alguém com um cérebro ainda menor do que o modelo de Anand – e que provavelmente ficava a ganhar com uma troca.

FOX

-

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É só juntar um robot e as máquinas começam a dominar os humanos. mas apressem-se que o anabolizado do Schwarzenegger já tem quase 70 anos e não poderá andar cá muito tempo a dar cabo deles!!!

RESPONDER

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …