Cientistas criaram velcro biomédico para reparar corações

Caz Zyvatkauskas / news.engineering.utoronto.ca

A engenheira biomédica Milica Radisic

Uma equipa de engenheiros biomédicos conseguiu desenvolver uma estrutura especial que permite juntar tecidos do coração de forma tão fácil como quando se usa velcro.

A investigação levada a cabo na Universidade de Toronto, no Canadá, levou à criação de uma espécie de armação biocompatível que permite que lâminas de células do coração se encaixem como se estivéssemos a unir pedaços de velcro.

O mecanismo criado pela equipa liderada pela engenheira biomédica Milica Radisic foi baptizado como Biowire e permite que as células cardíacas cresçam em torno de uma sutura de seda, num processo que imita aquilo que acontece de facto no nosso organismo.

“Se se pensar numa fibra individual como uma estrutura 1D, então o próximo passo é criar uma estrutura 2D e depois montar essas duas numa estrutura 3D”, explica um dos co-autores do estudo, Boyang Zhang, citado pelo blogue da Faculdade de Ciências Aplicadas e de Engenharia da Universidade de Toronto.

Os cientistas envolvidos na investigação usaram um polímero especial denominado POMaC, um material biodegradável que é absorvido pelo próprio corpo em apenas alguns meses, para criar uma malha a duas dimensões onde as células se desenvolveram.

Visualmente, parece uma espécie de favo de mel, mas com buracos que não são simétricos e que permitem às células alinharem-se unidas. O estímulo com correntes eléctricas provoca a contracção das células musculares cardíacas e leva o polímero flexível a dobrar-se.

DR Radisic Lab

As três camadas da armação biomédica criada pela equipa de Milica Radisic da Universidade de Toronto.

O conceito do Biowire vai ao encontro da ideia que está na base do velcro e tem como “uma das principais vantagens o uso fácil“, nota Milica Radisic.

“Podemos construir grandes estruturas de tecido imediatamente antes de serem precisas e desmontá-las da mesma forma fácil. Não conheço outra técnica que permita esta capacidade”, acrescenta a engenheira biomédica.

O próximo passo dos investigadores é testar como é que o sistema funciona num coração real. A equipa de Milica Radisic já está a trabalhar nesse sentido com investigadores médicos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …