Cientistas criaram velcro biomédico para reparar corações

Caz Zyvatkauskas / news.engineering.utoronto.ca

A engenheira biomédica Milica Radisic

Uma equipa de engenheiros biomédicos conseguiu desenvolver uma estrutura especial que permite juntar tecidos do coração de forma tão fácil como quando se usa velcro.

A investigação levada a cabo na Universidade de Toronto, no Canadá, levou à criação de uma espécie de armação biocompatível que permite que lâminas de células do coração se encaixem como se estivéssemos a unir pedaços de velcro.

O mecanismo criado pela equipa liderada pela engenheira biomédica Milica Radisic foi baptizado como Biowire e permite que as células cardíacas cresçam em torno de uma sutura de seda, num processo que imita aquilo que acontece de facto no nosso organismo.

“Se se pensar numa fibra individual como uma estrutura 1D, então o próximo passo é criar uma estrutura 2D e depois montar essas duas numa estrutura 3D”, explica um dos co-autores do estudo, Boyang Zhang, citado pelo blogue da Faculdade de Ciências Aplicadas e de Engenharia da Universidade de Toronto.

Os cientistas envolvidos na investigação usaram um polímero especial denominado POMaC, um material biodegradável que é absorvido pelo próprio corpo em apenas alguns meses, para criar uma malha a duas dimensões onde as células se desenvolveram.

Visualmente, parece uma espécie de favo de mel, mas com buracos que não são simétricos e que permitem às células alinharem-se unidas. O estímulo com correntes eléctricas provoca a contracção das células musculares cardíacas e leva o polímero flexível a dobrar-se.

DR Radisic Lab

As três camadas da armação biomédica criada pela equipa de Milica Radisic da Universidade de Toronto.

O conceito do Biowire vai ao encontro da ideia que está na base do velcro e tem como “uma das principais vantagens o uso fácil“, nota Milica Radisic.

“Podemos construir grandes estruturas de tecido imediatamente antes de serem precisas e desmontá-las da mesma forma fácil. Não conheço outra técnica que permita esta capacidade”, acrescenta a engenheira biomédica.

O próximo passo dos investigadores é testar como é que o sistema funciona num coração real. A equipa de Milica Radisic já está a trabalhar nesse sentido com investigadores médicos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …

Militar de extrema-direita que ameaçou virologista belga encontrado morto

Jürgen Conings foi encontrado morto. O militar de extrema-direita estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica. O militar de extrema-direita Jürgen Conings, que estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica, “foi encontrado …

Sporting domina época: quatro campeonatos e dois títulos europeus

Último sucesso de uma época recheada de troféus aconteceu no hóquei em patins. Futsal e hóquei em destaque. O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Neste domingo, no quarto jogo da final, …

Primeira volta das eleições regionais em França marcada por abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas para votar na primeira volta das eleições regionais e departamentais, numa disputa que foi favorável ao centro-direita, enfraqueceu a extrema-direita e mostrou as fraquezas do …

Benfica estuda contratação de Guendouzi para motor do meio-campo

Mattéo Guendouzi, internacional sub-21 francês que esta época esteve emprestado Hertha pelo Arsenal, está a ser sondado para o meio-campo benfiquista. O Benfica continua a tentar perceber qual é o melhor reforço para o meio-campo, cobrindo …