Cientistas criaram velcro biomédico para reparar corações

Caz Zyvatkauskas / news.engineering.utoronto.ca

A engenheira biomédica Milica Radisic

Uma equipa de engenheiros biomédicos conseguiu desenvolver uma estrutura especial que permite juntar tecidos do coração de forma tão fácil como quando se usa velcro.

A investigação levada a cabo na Universidade de Toronto, no Canadá, levou à criação de uma espécie de armação biocompatível que permite que lâminas de células do coração se encaixem como se estivéssemos a unir pedaços de velcro.

O mecanismo criado pela equipa liderada pela engenheira biomédica Milica Radisic foi baptizado como Biowire e permite que as células cardíacas cresçam em torno de uma sutura de seda, num processo que imita aquilo que acontece de facto no nosso organismo.

“Se se pensar numa fibra individual como uma estrutura 1D, então o próximo passo é criar uma estrutura 2D e depois montar essas duas numa estrutura 3D”, explica um dos co-autores do estudo, Boyang Zhang, citado pelo blogue da Faculdade de Ciências Aplicadas e de Engenharia da Universidade de Toronto.

Os cientistas envolvidos na investigação usaram um polímero especial denominado POMaC, um material biodegradável que é absorvido pelo próprio corpo em apenas alguns meses, para criar uma malha a duas dimensões onde as células se desenvolveram.

Visualmente, parece uma espécie de favo de mel, mas com buracos que não são simétricos e que permitem às células alinharem-se unidas. O estímulo com correntes eléctricas provoca a contracção das células musculares cardíacas e leva o polímero flexível a dobrar-se.

DR Radisic Lab

As três camadas da armação biomédica criada pela equipa de Milica Radisic da Universidade de Toronto.

O conceito do Biowire vai ao encontro da ideia que está na base do velcro e tem como “uma das principais vantagens o uso fácil“, nota Milica Radisic.

“Podemos construir grandes estruturas de tecido imediatamente antes de serem precisas e desmontá-las da mesma forma fácil. Não conheço outra técnica que permita esta capacidade”, acrescenta a engenheira biomédica.

O próximo passo dos investigadores é testar como é que o sistema funciona num coração real. A equipa de Milica Radisic já está a trabalhar nesse sentido com investigadores médicos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …