Nasceu um rato com dois pais machos. Revolução à vista no tratamento da fertilidade

A nova técnica pode abrir caminho ao tratamento de formas graves de infertilidade e permitir que casais do mesmo sexo tenham filhos biológicos.

Uma equipa de cientistas japoneses conseguiu criar óvulos de ratos a partir de células de ratos machos.

A nova técnica abre novas possibilidades radicais de reprodução, de acordo com reportagem publicada esta quarta-feira pelo jornal britânico The Guardian.

O avanço pode abrir caminho para tratamentos de formas graves de infertilidade, além de possibilitar futuramente que casais do mesmo sexo tenham filhos biológicos.

“Este é o primeiro caso de produção de ovócitos robustos de mamíferos a partir de células masculinas”, disse Katsuhiko Hayashi, que liderou o trabalho na Universidade de Kyushu, no Japão.

Uma das formas severas de infertilidade que a nova técnica poderá permitir tratar no futuro é o Síndroma de Ullrich-Turner, caracterizada pela ausência total ou parcial de um cromossoma X.

O  tratamento desta condição genética, que afeta uma em cada 2500 mulheres, “foi o objetivo inicial da nossa pesquisa”, explicou o cientista.

Hayashi, que apresentou os resultados do estudo no III Encontro Internacional de Edição de Genoma Humano,  em Londres, é reconhecido internacionalmente como pioneiro no campo da cultura de óvulos (ou ovócitos, as células reprodutivas femininas) e espermatozoides em laboratório.

Segundo o cientista, a sua pesquisa, que ainda não foi publicada em revista científica, encontra-se numa fase muito inicial. Nesta fase, diz Hayashi, os óvulos obtidos são de baixa qualidade e a técnica não pode ser usada com segurança em humanos.

No entanto, Hayashi prevê que dentro de uma década será tecnicamente possível criar um óvulo humano viável a partir de uma célula da pele masculina. Alguns especialistas sugerem porém que esta previsão pode ser demasiado otimista.

O professor George Daley, reitor da Harvard Medical School,descreve o trabalho como “fascinante”, mas criar em laboratório gâmetas humanos é mais desafiante do que fazê-lo em células de ratos. “Ainda não temos conhecimento suficiente para reproduzir em humanos o inovador trabalho da equipa de Hayashi”, diz.

Cientistas já tinham criado ratos com dois pais biológicos recorrendo a uma complexa cadeia de etapas, incluindo engenharia genética. No entanto, esta é a primeira vez que são cultivados óvulos viáveis a partir de células masculinas.

A equipa de Hayashi vai agora tentar replicar a técnica com células humanas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.