Cientistas criaram um fluido com massa negativa

Investigadores norte-americanos afirmam ter criado em laboratório um fluido com massa negativa. Leu correctamente, massa negativa. O que isso significa é que ao contrário de todos os outros objectos físicos conhecidos, quando se empurra este fluido, ele acelera para trás em vez de para a frente.

A Física não cessa de se revelar mais estranha. Uma nova descoberta – um fluido com carga negativa – dá agora aos cientistas algumas pistas sobre o que acontece nos buracos negros e estrelas de neutrões.

Mas como é possível que algo tenha uma massa negativa? Hipoteticamente falando, da mesma forma que uma carga eléctrica pode ser negativa ou positiva, a matéria poderia ter massa negativa.

O conceito funciona no papel, mas os investigadores ainda estão a debater se objectos com massa negativa podem realmente existir sem violar as leis da física.

A segunda lei de Newton diz que a força é igual à massa vezes a aceleração, ou f=ma. Se reescrevermos esta fórmula isolando a aceleração, ela ficaria: a=f/m. Ou seja, uma massa negativa causaria uma aceleração negativa.

Claro que tentar imaginar esta aceleração negativa num ambiente comum seria impossível. Seria como se deslizassemos um copo na superfície de uma mesa e, em vez de se afastar, o copo acelerasse contra a sua mão.

Pesquisas teóricas mostraram evidências iniciais de que massas negativas podem existir no universo sem violar a teoria da relatividade geral. Mais que isso, os físicos acreditam que a massa negativa poderia estar ligada a algumas coisas estranhas que detectamos no universo, como buracos negros e estrelas de neutrões.

Superfluido com massa negativa

Agora, os investigadores estão a tentar recriar a massa negativa em laboratório, aparentemente com algum sucesso. Cientistas da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, dizem ter conseguido criar um fluido de átomos supergelados que agem como se tivessem massa negativa.

“O que é novidade aqui é o controle delicado que temos sobre a natureza dessa massa negativa, sem outras complicações”, afirma um dos investigadores, Michael Forbes.

Para criar este fluido estranho, a equipa usou lasers para gelar átomos de rubídio a temperaturas muito próximas ao zero absoluto, criando o que é conhecido como um Condensado de Bose-Einstein.

Neste estado, as partículas movem-se de forma incrivelmente lenta e seguem princípios estranhos da mecânica quântica, em vez da física clássica. Isso significa que as partículas começam a comportar-se como onda, com uma localização que não pode ser identificada com precisão.

As partículas também entram em sincronia e movem-se como se fossem uma só, formando o que é conhecido como um superfluido, uma substância que se move sem perder energia no atrito.

Além de congelar o fluido, o laser também foi utilizado para o prender num campo minúsculo com formato de tigela. Quando o superfluido estava contido nesse espaço, tinha massa regular, mas quando era forçado a escapar, com um segundo conjunto de lasers, o comportava-se como se tivesse massa negativa.

“Quando o empurramos, ele acelera para nós. É como se o rubídio batesse numa parede invisível”, diz Forbes.

Os resultados foram publicados na revista Physical Review Letters. As aplicações da descoberta poderão ser revolucionárias, inimagináveis – excepto, claro, para as mentes mais criativas, que já sonham com o mítico tapete voador à venda na loja da esquina…

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Quando o empurramos, ele acelera para nós. É como se o rubídio batesse numa parece invisível”, diz Forbes.
    vocês citaram isso na reportagem. Porém, tem um erro de escrita, tentem corrigi-lo laconicamente. Grato!

RESPONDER

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …