Nasceram os primeiros robôs vivos. São filhos de células animais

Sam Kriegman, UVM

Um dos organismos fabricados pelos cientistas dos Estados Unidos

Uma equipa de cientistas norte-americanos criou “máquinas vivas” com um milímetro de diâmetro a partir de células de rã, defendendo que estas podem vir a ser utilizadas para administrar medicamentos dentro do corpo de doentes.

“São máquinas vivas”, afirmou o investigador e especialista em robótica Joshua Bongard, da Universidade de Vermont (UVM). “Não são um robô tradicional nem uma espécie animal conhecida, mas um novo tipo de artefacto: um organismo vivo programável”.

Outro dos investigadores do projeto, Michael Levin, apontou utilizações possíveis para os “xenobôs”, como “detetar compostos nocivos ou contaminação radioativa, recolher microplástico nos oceanos ou viajar nas artérias para remover obstruções”.

“É um passo no sentido da utilização de organismos projetados através de um computador para a entrega inteligente de medicamentos”, completou Bongard.

As máquinas biológicas foram criadas com a ajuda de um complexo de supercomputadores no centro de computação avançada de Vermont, que analisou vários tipos de células e acabou por chegar à forma mais promissora de as agregar.

Uma outra parte da equipa pegou nos desenhos criados pelo computador para os traduzir numa forma viva, recolhendo células estaminais de embriões de rãs africanas da espécie Xenopus laevis, designação que inspirou o nome “xenobôs”.

Essas células foram depois agregadas, com recurso a microscópios, em formas que não ocorrem naturalmente e começaram a trabalhar juntas.

Os organismos reconfiguráveis que as células formaram, que têm também a capacidade de se reconstituírem se forem cortados, podem mover-se coerentemente e explorar um meio aquático durante dias ou semanas ou mover pequenos grãos para um local, espontânea e coletivamente.

“É um passo no sentido de usar organismos desenhados por computador para administrar medicamentos de forma inteligente”, afirmou Bongard.

Os resultados da investigação, que contou com financiamento da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), foram publicados no passado dia 13 na revista científica especializada PNAS.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • me mordam! É mais um passo para invasão de corpos estranhos, extra terrestre em nosso corpo? De certeza haverá produção de anticorpos e doenças autoimunes
      Célula de rān? Nada haver com meu genoma!

  1. Wilhelm Reich criou uma ciência organicista, natural e holística, a Orgonomia, em contraposição à primitiva ciência mecanicista, completamente anti-vida. Foi assassinado em 1957, sem apelo nem agravo, a mando do lobby médico-psiquiátrico e das indústrias farmacêutica e petrolífera dos EUA, que se viram ameaçadas pelas suas descobertas revolucionárias e inovadoras no campo da psicologia, psiquiatria, sexologia, da terapia anti-cancro e da captação gratuita de energia cósmica (orgone). Venceu uma ciência trambolhona e retrógada, que está a mecanizar e a envenenar tudo e todos. Uma tristeza que vai destruir a humanidade e certamente a Terra a breve trecho. Entretanto, os serviços secretos americanos apropriaram-se das suas invenções no campo da meteorologia (cloudbuster, ou “quebra-nuvens”) e estão a utilizá-las nas guerras do clima, provocando cheias, secas e sismos selectivos.

RESPONDER

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …