Cientistas criam telescópio que poderá fotografar o horizonte de eventos de um buraco negro

Como o nome indica, os buracos negros são muito escuros e fotografá-los não é uma tarefa fácil. Mas isso pode estar prestes a mudar, uma vez que os cientistas estão perto de ligar uma nova rede de telescópios que pode conseguir fotografar o buraco negro localizado no centro da nossa galáxia, o Sagitário A*.

O Telescópio do Horizonte de Eventos será composto por uma rede de receptores de rádio localizados por todo o planeta, incluindo o Polo Sul, os EUA, o Chile e os Alpes franceses.

A rede vai ser ligada entre os dias 5 e 14 de abril, e os resultados vão pôr à prova a teoria da relatividade geral de Einstein, como nunca foi feito antes.

O telescópio funciona através de uma técnica conhecida como interferometria de linha de base muito longa (VLBI), o que significa que a rede de receptores vai concentrar-se em ondas de rádio emitidas ao mesmo tempo por um objeto particular no espaço.

No caso do buraco negro, a rede vai concentrar-se nas ondas de rádio com um comprimento de 1,3 mm (230 GHz), o que dá a possibilidade de “atravessar” quaisquer nuvens de gás e poeira que estejam a bloquear o objeto.

Como as antenas do telescópio vão estar todas sintonizadas num único ponto, a resolução do telescópio deverá ser de 50 micro arco-segundos – o equivalente a ser capaz de ver uma fruta do tamanho de uma laranja na superfície da lua.

Isso é importante porque apesar de o Sagitário A* ser enorme, é como uma agulha no palheiro que é o nosso céu noturno. Os especialistas nunca o observaram diretamente mas sabem que existe pela maneira como influencia a órbita de estrelas próximas.

Com base no comportamento dessas estrelas, os cientistas prevêem que o Sagitário A* é provavelmente cerca de 4 milhões de vezes maior do que o nosso Sol, mas com um diâmetro do horizonte de eventos de apenas 20 milhões de quilómetros. A uma distância de cerca de 26.000 anos-luz da Terra, isso faz dele um alvo pequeno.

O novo telescópio terá como objetivo observar o ambiente imediato em torno do buraco negro, e deve ser capaz de obter resolução suficiente para vermos o objeto em si.

“Em abril, vamos fazer as observações que achamos ser a primeira hipótese real de observar o horizonte de eventos de um buraco negro”, disse o líder do projeto, Sheperd Doeleman, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos EUA.

Se a experiência for bem sucedido, o buraco negro irá parecer um anel brilhante de luz em torno de uma bolha escura. Essa luz é emitida por partículas de gás e poeira aceleradas a altas velocidades antes de serem rasgadas e consumidas pelo buraco negro. A bolha escura seria a sombra lançada sobre aquele caos.

Se Einstein estiver certo, o formato que devemos ver será mais um crescente de luz do que um anel – porque um efeito Doppler dramático deve fazer com que o material pareça muito mais brilhante.

A relatividade geral faz ainda algumas previsões muito específicas sobre o tamanho que a sombra lançada pelo buraco negro deve ter. Se os cientistas conseguirem medir essa sombra, também será possível confirmar essa teoria.

Mas o que acontece se os especialistas conseguirem observar ou medir algo diferente? Doeleman admite que essa é definitivamente uma possibilidade, e que iria abalar o mundo da física como o conhecemos.

“Nunca é uma boa ideia apostar contra Einstein, mas se virmos algo muito diferente do que esperamos, temos que reavaliar a teoria da gravidade”, explica.

Depois de reunirem as informações, os especialistas terão de processar muitos dados por isso as primeiras imagens de um buraco negro só deverão ser divulgadas em 2018 – assumindo que conseguirão obter uma imagem clara do Sagitário A *.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Alguém viu o meu guarda-chuva? O russo disse que ia chover meteoritos e não quero apanhar com nenhum, é capaz de me fazer mal à pele e não tenho $ pra estar a comprar Nivea sem necessidade nenhuma!

RESPONDER

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …