Cientistas criam sistema de aprendizagem acelerada tipo Matrix

(dr) Warner Bros.

The Matrix, 1999

The Matrix, 1999

Em 1999, a obra-prima The Matrix estreou nos cinemas de todo o mundo, e causou um enorme impacto pela forma inovadora de realizar um filme de acção, e por apresentar uma história que cruzava inúmeras referências de tecnologia, filosofia e artes marciais.

Na obra, Neo, personagem interpretado por Keanu Reeves, aprendia a lutar jiu-jistu, ninjitsu e kung-fu de maneira acelerada, através de uma ficha inserida na nuca, que levava informação de um computador directamente para o seu cérebro.

Numa outra cena icónica do filme, Trinity, interpretada por Carrie-Anne Moss, aprende a pilotar um helicóptero no tempo de… um download.

Regressando agora ao tempo presente e à nossa (alegada) realidade, cientistas dos Estados Unidos afirmaram ter criado um método para reproduzir este sistema de aprendizagem na vida real.

De acordo com investigadores da HRL Laboratories, o dispositivo de aprendizagem instantânea não é tão eficaz e grandioso como o retratado no filme das irmãs Wachowski.

Na vida real, os cientistas estimularam o cérebro de um piloto inexperiente através de um eléctrodo embutido no seu capacete com sinais eléctricos captados a partir do cérebro de um piloto experiente.

Como resultado, o piloto inexperiente aperfeiçoou a sua capacidade de pilotar e a sua aprendizagem foi 33% mais rápida do que a dos restantes pilotos, que formaram o grupo placebo.

“O nosso sistema é um dos primeiros passos do género. É um sistema de estímulo cerebral”, explica Matthew Phillips, um dos cientistas envolvidos no projecto.

Parece uma coisa saída da ficção científica, mas há uma base científica bastante grande para o desenvolvimento do nosso sistema”, diz  Phillips.

“Quando aprendemos alguma coisa, o nosso cérebro muda fisicamente. Ligações são estabelecidas e fortalecidas, num processo chamado de neuroplasticidade”, acrescenta o cientista.

“Acontece que certas funções do cérebro, como a fala e memória, estão localizadas em regiões bastante específicas do cérebro. O que o nosso sistema faz é migrar estas mudanças para regiões específicas do cérebro, à medida que aprende”, conclui Matthew Phillips.

O investigador destaca o potencial do novo método, que não é algo exactamente inédito na história da humanidade, no aperfeiçoamento dos métodos de aprendizagem.

O método em si é bastante velho”, comenta Phillips. “De facto, os egípcios antigos há 4 mil anos já usavam peixes eléctricos para o estímulo e a redução de dores”.

Ainda assim, o aperfeiçoamento desta técnica pode produzir efeitos bastante positivo nos sistemas de aprendizagem dos seres humanos – num futuro não muito distante.

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Michael Jackson era "doente mental" e uma pessoa "perturbadora", diz Elton John

Elton John defende na sua autobiografia que Michael Jackson era "verdadeiramente doente mental" e uma pessoa "perturbadora", recordando os encontros que teve com o rei da pop, falecido em junho de 2009. O músico britânico escreveu …

Ronaldo não sai da Juventus antes de 2022

O diretor desportivo da Juventus afirmou esta segunda-feira que tem a certeza de que Cristiano Ronaldo vai ficar na Juventus até ao final do contrato, em junho de 2022. "Cristiano Ronaldo neste momento está muito concentrado …

Sem transmissão televisiva, público nem golos. Jogo histórico entre Coreias foi "fantasma"

O histórico jogo de futebol entre a Coreia do Norte e do Sul, treinada por Paulo Bento, disputado 29 anos depois, em Pyongyang, terminou esta terça-feira sem golos e com os dois países igualados na …

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …