Cientistas criam simulação do nascimento da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos criou a simulação computadorizada mais detalhada de sempre do nascimento da Via Láctea, que terá ocorrido há cerca de 13 mil milhões de anos.

De acordo com simulações antigas, a nossa galáxia deveria estar rodeada por milhares de galáxias anãs, mas o novo estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech) revela que, na realidade, há apenas 30 galáxias anãs nas proximidades.

“Uma explosão estelar pode ser suficientemente poderosa para empurrar para longe as outras estrelas e até pequenas galáxias. Isso explica porque é que agora só conseguimos ver algumas dezenas dessas estrelas, quando as nossas simulações anteriores calculavam que fossem milhares”, afirma Andrew Wetzel, autor principal do estudo.

Ao ter em consideração essa situação, a equipa conseguiu produzir uma simulação que mostra o nascimento e o estado atual da Via Láctea.

Inicialmente, os astrónomos pensavam que os seus cálculos sobre a matéria negra existente na galáxia estavam incorretos, mas descobriram que apenas faltava incorporar na pesquisa os efeitos das supernovas, os corpos celestes brilhantes produzidos depois das explosões de estrelas massivas.

“Pensávamos que o nosso conhecimento estava incorreto, mas quando utilizamos o modelo das supernovas conseguimos a resposta correta“, explicou Wetzel.

Para criar a simulação, os investigadores usaram dois mil computadores durante 700 mil horas. Se tivessem utilizado apenas um computador, a simulação iria demorar 80 anos para ser concluída.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …