Cientistas criam “peneira” de grafeno que transforma água do mar em potável

(dr) Universidade de Manchester

Ilustração que mostra como a membrana de óxido de grafeno pode separar o sal da água

Ilustração que mostra como a membrana de óxido de grafeno pode separar o sal da água do mar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, criou uma “peneira” de grafeno que consegue remover o sal da água do mar. Esta invenção tem o potencial de ajudar milhões de pessoas que não tenham acesso direto a água potável.

Segundo o estudo publicado na Nature Nanotechnology, a nova peneira criada pelos cientistas foi desenvolvida estacado um derivado do grafeno, chamado óxido de grafeno (GO), e pode ser muito eficiente na filtragem do sal.

As propriedades do grafeno, como a força elástica e condutividade elétrica, transformaram o grafeno num dos materiais mais promissores para futuras aplicações. Mas, até hoje, era bastante caro produzir grafeno a uma escala industrial.

No entanto, Rahul Nair, que liderou o estudo, revela que o óxido de grafeno pode ser feito facilmente em laboratório.

“Podemos aplicá-lo em forma de tinta num material poroso e usá-lo como membrana. Em termos de custo do material e produção em escala, tem mais vantagens do que uma camada normal de grafeno”, destacou.

“Para tornar uma camada normal de grafeno permeável, é preciso fazer pequenos buracos, mas se esses buracos forem maiores que um nanómetro, os sais escapam. Seria preciso criar uma membrana com um buraco muito uniforme com menos de um nanómetro para que possa ser usada na dessalinização. É muito difícil”, adiantou o especialista.

As membranas feitas de óxido de grafeno provaram ser capazes de filtrar nanopartículas, moléculas orgânicas e até sais de cristais maiores. Mas, até agora, não conseguiam ser usadas para filtrar sais comuns, que requerem peneiras ainda maiores.

Investigações anteriores mostravam que as membranas de óxido de grafeno inchavam quando eram imersas em água, o que permitia que os sais menores passassem pelos poros juntamente com as moléculas de água.

Agora, Nair e os seus colegas descobriram que colocar paredes feitas de resina epóxi em cada lado da membrana de grafeno permite diminuir o inchaço e também permite aos cientistas ajustar as propriedades da membrana, deixando passar mais ou menos sal.

“O nosso próximo passo é comparar as membranas de óxido de grafeno com o material mais sofisticado disponível no mercado”, diz Rahul Nair.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “num dos metais mais promissores”. Ora, o grafeno, sendo constituído por carbono cristalino, não pode ser considerado um metal, tal como o diamante ou a grafite não o são!

RESPONDER

WeChat censura mensagem enviada por primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa

Uma rede social chinesa apagou na quinta-feira uma mensagem conciliatória enviada pelo primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa na Austrália, numa altura de crescentes tensões entre Pequim e Camberra. A aplicação WeChat, semelhante ao WhatsApp, e desenvolvida …

Apenas 27,2% da população quer tomar a vacina contra a covid-19 assim que for possível

Dados da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), recolhidos em novembro, revelaram que a persiste a desconfiança face à nova vacina contra a covid-19 que chega a Portugal em janeiro, com apenas 27,2% da população …

Covid-19. Portugal com mais 79 mortos e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …