Cientistas criam morfina caseira a partir de levedura de cerveja

Investigadores descobriram uma forma de produzir morfina usando o mesmo método aplicado na produção de cerveja artesanal.

Os cientistas modificaram geneticamente as leveduras para que estes fungos realizem um processo químico complexo capaz de transformar açúcar no narcótico.

O estudo foi publicado na revista científica Nature Chemical Biology e é visto de forma promissora pelos médicos, mas também gerou preocupações sobre a possibilidade de serem criadas drogas “artesanais”.

Solução

Para produzir cerveja em casa, é necessário usar leveduras microscópicas que transformam açúcar em álcool.

No entanto, ao usar ADN de plantas, os investigadores conseguiram criar leveduras capazes de ter a morfina como resultado final deste processo químico.

Um dos estágios desta produção – que resulta num composto químico intermediário conhecido como reticulina – era um obstáculo para este objetivo, que foi solucionado por uma equipa da Universidade da Califórnia, em Berkley.

“O que queremos fazer é alimentar a levedura com glicose, uma forma barata de açúcar, para que ela seja capaz de transformá-lo numa droga terapêutica”, afirma o bioengenheiro John Duebe.

“No nosso estudo, descrevemos todos os passos necessários para fazer isso. Agora, é uma questão de juntá-los e criar um processo capaz de produzir em escala. Não é algo simples, mas é possível.”

Papel vital

A morfina tem um papel vital no alívio de dores de pacientes nos hospitais, mas requer a colheita da papoila para ser produzida.

A morfina caseira poderia ser mais fácil de ser feita e permitiria aos cientistas alterar as etapas de sua confeção para desenvolver novos tipos de analgésicos.

O conceito de usar organismos microscópicos para produzir narcóticos não é algo novo na medicina. A insulina, usada por pacientes com diabetes, tem sido produzida há décadas a partir de bactérias geneticamente modificadas.

No entanto, existe uma preocupação de que os mais recentes avanços nestas técnicas possam abrir caminho para a produção de drogas em casa.

Conhecimentos básicos

“À partida, qualquer pessoa com acesso a este tipo de levedura e conhecimentos básicos de fermentação poderia produzir morfina usando um kit utilizado para fazer cerveja”, explica um comentário sobre o estudo, igualmente publicado no periódico científico, que recomenda um maior controlo destes microorganismos transgénicos.

Paul Freemont, um dos diretores do Centro de Biologia Sintética e Inovação do Imperial College, em Londres, no Reino Unido, acredita que o assunto deve ser tratado com seriedade, já que permite produzir narcóticos que podem vir a ser usados ilegalmente.

“Hoje, não é fácil produzir este tipo de levedura do ponto de vista técnico, mas e no futuro?”, questiona Freemont.

“Por isso, é importante pensar em como devemos regular estas novas variedades.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …