Cientistas criam morfina caseira a partir de levedura de cerveja

Investigadores descobriram uma forma de produzir morfina usando o mesmo método aplicado na produção de cerveja artesanal.

Os cientistas modificaram geneticamente as leveduras para que estes fungos realizem um processo químico complexo capaz de transformar açúcar no narcótico.

O estudo foi publicado na revista científica Nature Chemical Biology e é visto de forma promissora pelos médicos, mas também gerou preocupações sobre a possibilidade de serem criadas drogas “artesanais”.

Solução

Para produzir cerveja em casa, é necessário usar leveduras microscópicas que transformam açúcar em álcool.

No entanto, ao usar ADN de plantas, os investigadores conseguiram criar leveduras capazes de ter a morfina como resultado final deste processo químico.

Um dos estágios desta produção – que resulta num composto químico intermediário conhecido como reticulina – era um obstáculo para este objetivo, que foi solucionado por uma equipa da Universidade da Califórnia, em Berkley.

“O que queremos fazer é alimentar a levedura com glicose, uma forma barata de açúcar, para que ela seja capaz de transformá-lo numa droga terapêutica”, afirma o bioengenheiro John Duebe.

“No nosso estudo, descrevemos todos os passos necessários para fazer isso. Agora, é uma questão de juntá-los e criar um processo capaz de produzir em escala. Não é algo simples, mas é possível.”

Papel vital

A morfina tem um papel vital no alívio de dores de pacientes nos hospitais, mas requer a colheita da papoila para ser produzida.

A morfina caseira poderia ser mais fácil de ser feita e permitiria aos cientistas alterar as etapas de sua confeção para desenvolver novos tipos de analgésicos.

O conceito de usar organismos microscópicos para produzir narcóticos não é algo novo na medicina. A insulina, usada por pacientes com diabetes, tem sido produzida há décadas a partir de bactérias geneticamente modificadas.

No entanto, existe uma preocupação de que os mais recentes avanços nestas técnicas possam abrir caminho para a produção de drogas em casa.

Conhecimentos básicos

“À partida, qualquer pessoa com acesso a este tipo de levedura e conhecimentos básicos de fermentação poderia produzir morfina usando um kit utilizado para fazer cerveja”, explica um comentário sobre o estudo, igualmente publicado no periódico científico, que recomenda um maior controlo destes microorganismos transgénicos.

Paul Freemont, um dos diretores do Centro de Biologia Sintética e Inovação do Imperial College, em Londres, no Reino Unido, acredita que o assunto deve ser tratado com seriedade, já que permite produzir narcóticos que podem vir a ser usados ilegalmente.

“Hoje, não é fácil produzir este tipo de levedura do ponto de vista técnico, mas e no futuro?”, questiona Freemont.

“Por isso, é importante pensar em como devemos regular estas novas variedades.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"CSI Marciano" revela como os impactos de asteróide criaram água corrente no Planeta Vermelho

Análises modernas de meteoritos marcianos revelaram detalhes sem precedentes sobre como os impactos dos asteróides ajudam a criar fontes temporárias de água corrente no Planeta Vermelho. As descobertas são o resultado de um tipo de "CSI …

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …