Cientistas criam morfina caseira a partir de levedura de cerveja

Investigadores descobriram uma forma de produzir morfina usando o mesmo método aplicado na produção de cerveja artesanal.

Os cientistas modificaram geneticamente as leveduras para que estes fungos realizem um processo químico complexo capaz de transformar açúcar no narcótico.

O estudo foi publicado na revista científica Nature Chemical Biology e é visto de forma promissora pelos médicos, mas também gerou preocupações sobre a possibilidade de serem criadas drogas “artesanais”.

Solução

Para produzir cerveja em casa, é necessário usar leveduras microscópicas que transformam açúcar em álcool.

No entanto, ao usar ADN de plantas, os investigadores conseguiram criar leveduras capazes de ter a morfina como resultado final deste processo químico.

Um dos estágios desta produção – que resulta num composto químico intermediário conhecido como reticulina – era um obstáculo para este objetivo, que foi solucionado por uma equipa da Universidade da Califórnia, em Berkley.

“O que queremos fazer é alimentar a levedura com glicose, uma forma barata de açúcar, para que ela seja capaz de transformá-lo numa droga terapêutica”, afirma o bioengenheiro John Duebe.

“No nosso estudo, descrevemos todos os passos necessários para fazer isso. Agora, é uma questão de juntá-los e criar um processo capaz de produzir em escala. Não é algo simples, mas é possível.”

Papel vital

A morfina tem um papel vital no alívio de dores de pacientes nos hospitais, mas requer a colheita da papoila para ser produzida.

A morfina caseira poderia ser mais fácil de ser feita e permitiria aos cientistas alterar as etapas de sua confeção para desenvolver novos tipos de analgésicos.

O conceito de usar organismos microscópicos para produzir narcóticos não é algo novo na medicina. A insulina, usada por pacientes com diabetes, tem sido produzida há décadas a partir de bactérias geneticamente modificadas.

No entanto, existe uma preocupação de que os mais recentes avanços nestas técnicas possam abrir caminho para a produção de drogas em casa.

Conhecimentos básicos

“À partida, qualquer pessoa com acesso a este tipo de levedura e conhecimentos básicos de fermentação poderia produzir morfina usando um kit utilizado para fazer cerveja”, explica um comentário sobre o estudo, igualmente publicado no periódico científico, que recomenda um maior controlo destes microorganismos transgénicos.

Paul Freemont, um dos diretores do Centro de Biologia Sintética e Inovação do Imperial College, em Londres, no Reino Unido, acredita que o assunto deve ser tratado com seriedade, já que permite produzir narcóticos que podem vir a ser usados ilegalmente.

“Hoje, não é fácil produzir este tipo de levedura do ponto de vista técnico, mas e no futuro?”, questiona Freemont.

“Por isso, é importante pensar em como devemos regular estas novas variedades.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …