Cientistas criam morfina caseira a partir de levedura de cerveja

Investigadores descobriram uma forma de produzir morfina usando o mesmo método aplicado na produção de cerveja artesanal.

Os cientistas modificaram geneticamente as leveduras para que estes fungos realizem um processo químico complexo capaz de transformar açúcar no narcótico.

O estudo foi publicado na revista científica Nature Chemical Biology e é visto de forma promissora pelos médicos, mas também gerou preocupações sobre a possibilidade de serem criadas drogas “artesanais”.

Solução

Para produzir cerveja em casa, é necessário usar leveduras microscópicas que transformam açúcar em álcool.

No entanto, ao usar ADN de plantas, os investigadores conseguiram criar leveduras capazes de ter a morfina como resultado final deste processo químico.

Um dos estágios desta produção – que resulta num composto químico intermediário conhecido como reticulina – era um obstáculo para este objetivo, que foi solucionado por uma equipa da Universidade da Califórnia, em Berkley.

“O que queremos fazer é alimentar a levedura com glicose, uma forma barata de açúcar, para que ela seja capaz de transformá-lo numa droga terapêutica”, afirma o bioengenheiro John Duebe.

“No nosso estudo, descrevemos todos os passos necessários para fazer isso. Agora, é uma questão de juntá-los e criar um processo capaz de produzir em escala. Não é algo simples, mas é possível.”

Papel vital

A morfina tem um papel vital no alívio de dores de pacientes nos hospitais, mas requer a colheita da papoila para ser produzida.

A morfina caseira poderia ser mais fácil de ser feita e permitiria aos cientistas alterar as etapas de sua confeção para desenvolver novos tipos de analgésicos.

O conceito de usar organismos microscópicos para produzir narcóticos não é algo novo na medicina. A insulina, usada por pacientes com diabetes, tem sido produzida há décadas a partir de bactérias geneticamente modificadas.

No entanto, existe uma preocupação de que os mais recentes avanços nestas técnicas possam abrir caminho para a produção de drogas em casa.

Conhecimentos básicos

“À partida, qualquer pessoa com acesso a este tipo de levedura e conhecimentos básicos de fermentação poderia produzir morfina usando um kit utilizado para fazer cerveja”, explica um comentário sobre o estudo, igualmente publicado no periódico científico, que recomenda um maior controlo destes microorganismos transgénicos.

Paul Freemont, um dos diretores do Centro de Biologia Sintética e Inovação do Imperial College, em Londres, no Reino Unido, acredita que o assunto deve ser tratado com seriedade, já que permite produzir narcóticos que podem vir a ser usados ilegalmente.

“Hoje, não é fácil produzir este tipo de levedura do ponto de vista técnico, mas e no futuro?”, questiona Freemont.

“Por isso, é importante pensar em como devemos regular estas novas variedades.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Autocarro do Benfica apedrejado. Casas de jogadores vandalizadas com ameaças

O autocarro benfiquista foi apedrejado após o jogo com o Tondela. Além disso, a casa de alguns jogadores foram grafitadas com ameaças, nomeadamente a de Pizzi. O autocarro do Benfica foi atacado após o empate frente …

Rio só está à espera de Marcelo. E não se compromete com o Orçamento

O presidente do PSD deu uma entrevista à TSF, na qual afirmou que só está à espera que Marcelo Rebelo de Sousa avance para anunciar o apoio do partido à sua recandidatura. Em entrevista à TSF, …

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …